O que fazer com o pó de café usado?

IMG DESTAQUE PRINCIPAL7   O que fazer com o pó de café usado?

Atire a primeira pedra quem nunca fez esta mesma pergunta. O café fica pronto, todo mundo está feliz, mas o que fazer com o que restou da bebida? Eu mesma confesso nunca ter pensado em outros usos para a borra do café, mas agora tentarei me redimir neste post. A palavra de ordem é reaproveitamento. Se analisarmos com cuidado, podemos listar no mínimo cinco usos variados para o pó de café já utilizado. Vasculhando a internet, encontrei dicas bem interessantes na Revista Cafeicultura.


1 – Você pode utilizar para lavar galheteiros, vidros de azeite, para lavar e clarear pias brancas e o chão da cozinha. Basta misturá-lo com sabão de sua preferência e esfregar com a ajuda de uma bucha. Enxague et voilá! Fica limpinho!

2 – Depois da faxina, esfregue um pouco do pó de café usado em suas mãos para deixá-las claras e macias.

3 – Muito bom para desentupir a pia (desde que o entupimento não seja muito severo). Adicione um pouco de água no pó de café e jogue na pia ou no encanamento obstruído. Depois é preciso deixar este “desentupidor natural” agir durante toda a noite e na manhã seguinte eliminá-lo, deixando correr água bem quente pelos canos.

4 – Coloque um pouquinho do pó de café usado caminho das formigas dentro de seu armário para espantá-las (mas não vale coar o café com açúcar na água… daí é pedir para ser anfitriã das danadinhas).

5 – Também é recomendado como bom adubo em vasos de flores e plantas.
O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros.

Agora que você já conhece algumas maneiras alternativas de aproveitar o café, mãos à obra! Lembre-se que a mudança por um planeta melhor está nas coisas simples da vida.

E você tem outra dica? Deixe seu comentário e conte para nós!

Escrito por em Curiosidades, Dicas Práticas

Tags: , , ,

Deixe seu comentário

Kátia:

Nunca pensei que haviam tantas utilidades no uso da borra de café!!!! Ele é um ótimo esfoliante. Obrigada pelas dicas!

    kellystein:

    Sim Katia!! E existem muitas outras utilidade para a borra do café!! Vamos publicar aos poucos aqui ;) Obrigada pela audiência e o carinho. Abraços cafeeiros!

    Luzia:

    Realmente, meu neto usou como esfoliaste nas estrias avermelhadas p'ra depois colocar os óleos indicados ew o resultado foi muito bom.

      Eliane:

      Que legal Luzia. Como é feito o preparo. Ele adiciona algum produto na mistura?

    reinaldo:

    ainda tem mais ... em Passa Quatro guarda -se a borra para decorar os tapete de corpus christ

      reinaldo:

      tenho uma amiga que esta acabando com a celulite usando a borra de cafe...

navesdirce:

O po de café esta sendo usado com muito sucesso em artesanato, misturado a cola branca o café serve de textura e trabalhos manuais ficam maravilhosos. Vamos aproveitar esta dica. dirce

    kellystein:

    Olá Dirce! Você tem contato de artesãos que trabalham com a borra do café? Repasse o contato para produzirmos um post bem bacana ;) Obrigada pela dica!

Tweets that mention O que fazer com o pó de café usado? | Mexido de Ideias -- Topsy.com:

[...] This post was mentioned on Twitter by Mexido de Ideias, Lucas Pestana Rocha. Lucas Pestana Rocha said: O que fazer com o pó de café usado? | Mexido de Ideias http://t.co/gif7elQ via @AddThis [...]

Célia:

Olha como desentupidor de pia, funciona não, minha pia está entupida justamente por causa do pó de café.

    kellystein:

    Olá Célia! Quer dizer que o café entupiu sua pia? Tem certeza de que só foi o café mesmo? Em caso afirmativo... recado está anotado! Obrigada pelo toque ;) Abraços!

      janedarcke:

      Minha mãe sempre dizia 'não jogue pó de café na pia, que entope...' Mas é mentira. O que entope mesmo é gordura, resíduos sólidos e alterações na rede de coleta da água da pia. Para a Célia, ela pode tentar jogar bastante água fervente com sal e/ou bicarbonato. Deixe esfriar naturalmente. Ameniza. Se não resolver, só com encanador mesmo... e pôr uma daqueles rarlinhos também ajuda bastante. Mas eu uso pó de café já coado para tingir roupas em artesanato. Dá um leve tom bege, manchado, muito bacana pra quem curte esse estilo. Bjins!

rodrigo:

guardei pra depois faser mais

Duarte:

Show de bola, vou colocar no meu bonsai. excelente post. valeu

renata ventura:

sei uma, minha mãe deixa no vaso sanitario a noite, pois ele tira o amarelao do vaso, sabe aquele bem velhinho, ele limpa mesmo. no dia seguinte é só, escovar age como a kiboa, só que não deixa aquele cheiro ardido.

    kellystein:

    Obrigada pela dica Renata!

Valdo:

Eu havia plantado uma árvore na minha calçada e ela secou, plantei outra e eu deixei ela durante 1 ano e meio até ela morrer de vez, foi amarelando as folhas e secando até ficar um toquinho de 20 cm todo seco. Quando eu a comprei ela tinha um metro e 70 cm. Fiz de tudo. Então comprei uma muda linda de um metro e meio de limão rosa e plantei no mesmo lugar da calçada. Depois de uma semana começou a amarelar as folhas. Já vi que ela ia morrer igual as outras, pois já fazia dois meses e meio e nada dela ir pra frente. Até que um amigo me falou do pó de café. Comecei a colocar e não é que depois de 15 dias começou a aparecer um monte de brotinho no meu pé de limão. O pó de café tá aprovado como adubo.

    kellystein:

    Nossa Valdo!! Obrigada pelo depoimento. Você é a prova viva de que esta técnica realmente funciona! Nossos leitores agradecem ;) Abraços.

Guto:

Eu nao jogo na pia, porque uma vez li uma noticia que falava que esse po causa alguns problemas na rede de esgoto, assim como cabelos e papel;

    kellystein:

    Obrigada pelo comentário Guto. Você tem o link desta reportagem? Queria pesquisar sobre este assunto. Abraços.

Aninha:

Eu uso como cosmético, é uma maravilha. Uma vez por semana faco no chuveiro, uma boa massagem-peeling, partindo das extremidades para o centro do corpo, procurando fazer movimentos giratórios. A pele fica clara, muito macia e fresca. Após esse banho de beleza, passo um bom hidratante ou óleo corporal. Se a cafeína esta tao presente na composicao de tantos cremes, porque nao utilizá-la depois daquele delicioso cafèzinho ;-)

    kellystein:

    Ótimo Aninha! Eu já usei o pó de café para esfoliar o rosto, mas nunca tinha pensado em usar no corpo inteiro. Obrigada pela dica. Abraços.

judite:

As dicas são ótimas, porém me ficou uma dúvida. O meu pó de café só serve se o café não tiver sido adoçado?

    kellystein:

    Isso mesmo Judite! O pó do café não pode ter açúcar ;)

    thaty:

    Veja, penso que o açúcar não vai interferir no uso de pó de café reutilizado. Pois eu uso açúcar cristal c/ azeite de oliva para esfoliar mãos e também corporal. Faço uso de pó de café para esfoliação corporal e tiro manchas de tinta de cabelo que de vez em quando mancha o rosto e orelhas. Deixo meu abraço thaty

Os Diversos Usos da Borra de Café! |:

[...] SOS Solteiro e Mexido de Ideias Compartilhe!Curtir isso:Curtir Carregando... afastar formigas, afastar gatos do jardim, borra do [...]

Jussara:

o po de cafe tira manchas das maos,daquelas da idade.

    @mexidodeideias:

    Olá Jussara, tudo bem? É só passar a borra do café na mão? É isso que você quis dizer? Obrigada pelo comentário ;)

ledimeia:

Ai vai mais uma dica, para dor de estomago, colocar um pouco de pó de cafe na lingua e ir salivado de vagar, o resultado é surpreendente. um amigo me ensinou.

    kellystein:

    Opa! Dica anotada Ledimeia! Abraços, Kelly

Jô ferreira:

Olá! esfoliar o corpo com borra de café e azeite de oliva lança fora estrias e da uma macies fora do comum na pele, eu uso é fantástico .

graziele paula santos:

Eu começei a usar a borra do cafe no corpo vamos ver se adianta bjos pra todos que estao fazendo o uso desejo muita sorte grazi

    Mexido de Ideias:

    Olá, Grazi. Nos conte o resultado. Beijos e obrigado pelo comentário.

jessica rodrigues calvao:

queria saber que a borra clarea as axilas?

    Mexido de Ideias:

    Olá, Jessica. Tudo bom? O clareamento das axilas é um tratamento muito recomendado por quem já o fez. Mas, não sabemos de nenhuma comprovação científica que ele realmente dá certo. Sugerimos que entre em contanto com uma dermatologista para mais informações. Abraços e obrigado pela visita.

alzira:

Alzira , Uso o café já coado varias vezes qdo está fraquíssimo em um forrifador e borrifo nas folhas das plantas, ficam brilhosas e saudáveis.

    Mexido de Ideias:

    Ótima dica, Alzira. Quem diria que o café faz bem até para as plantas? Abraços e volte sempre.

Décio Cicarelli:

DC, Sobre a dica da Alzira. Eu vi uma ocasião, uma senhora em uma firma, passando café líquido com um pano, para deixar as folhas lustrosas.

    Mexido de Ideias:

    Que legal, Décio. Há 1001 usos para o café. Obrigado pelo comentário, abraços.

« Voltar



Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Histórias em xícaras

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto
Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts