Categorias: Cultura

Arte com palha de Café

Que o ES é o maior produtor de robusta do país muitos já sabem. Porém, o Estado tem revelado também uma grande concentração de talentos. Pessoas que sobrevivem, de alguma forma, do café e o transformam em arte.

Depois de falar aqui sobre o trabalho da Junia, descobri a Valdete Almeida, do município de Rio Novo do Sul. Desde 2004, ela e a família produzem artesanato com fibra de bananeira e palha do café (casca) encontradas em secadores de café próximos da propriedade onde moram.

Pois é dessa matéria prima que muita gente não consegue enxergar utilidade que eles tiram o sustento familiar. A técnica foi desenvolvida pela própria família, apenas com a troca de habilidades artesanais.

A produção das peças é elaborada pensando sempre no reaproveimento de materiais e, para isso, utilizam ainda papelão reciclado que compram de uma associação de catadores de papel. Dentre os objetos produzidos, destacam-se anjos, porta-retratos, topiarias e vasos para enfeitar o ambiente.

Topiarias, anjos, porta retratos e vasos produzidos com palha de café (casca).

Para a produção e direcionamento do trabalho, a família conta com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – SETADES.

Talvez você já tenha visto os produtos da família Almeida por aí ou, quem sabe, tenha uma peça produzida por eles, visto que o trabalho é vendido no Brasil, inclusive por grandes lojas, como a Tok&Stok.

………………………………………….

Se você quiser saber mais sobre o trabalho da Valdete, basta entrar em contato com ela via tel (28) 9956.8073 ou por e-mail valdetealmeida@yahoo.com.br

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024