Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Arte com palha de Café

Que o ES é o maior produtor de robusta do país muitos já sabem. Porém, o Estado tem revelado também uma grande concentração de talentos. Pessoas que sobrevivem, de alguma forma, do café e o transformam em arte. Confiram este trabalho feito com palha de café.

Que o ES é o maior produtor de robusta do país muitos já sabem. Porém, o Estado tem revelado também uma grande concentração de talentos. Pessoas que sobrevivem, de alguma forma, do café e o transformam em arte.

Depois de falar aqui sobre o trabalho da Junia, descobri a Valdete Almeida, do município de Rio Novo do Sul. Desde 2004, ela e a família produzem artesanato com fibra de bananeira e palha do café (casca) encontradas em secadores de café próximos da propriedade onde moram.

Pois é dessa matéria prima que muita gente não consegue enxergar utilidade que eles tiram o sustento familiar. A técnica foi desenvolvida pela própria família, apenas com a troca de habilidades artesanais.

A produção das peças é elaborada pensando sempre no reaproveimento de materiais e, para isso, utilizam ainda papelão reciclado que compram de uma associação de catadores de papel. Dentre os objetos produzidos, destacam-se anjos, porta-retratos, topiarias e vasos para enfeitar o ambiente.

Topiarias, anjos, porta retratos e vasos produzidos com palha de café (casca).

Para a produção e direcionamento do trabalho, a família conta com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – SETADES.

Talvez você já tenha visto os produtos da família Almeida por aí ou, quem sabe, tenha uma peça produzida por eles, visto que o trabalho é vendido no Brasil, inclusive por grandes lojas, como a Tok&Stok.

………………………………………….

Se você quiser saber mais sobre o trabalho da Valdete, basta entrar em contato com ela via tel (28) 9956.8073 ou por e-mail valdetealmeida@yahoo.com.br

Cultura

Artesanato de Páscoa com filtros de café

Mundo do café

Retrospectiva Mexido 2011

Cultura

Artesanato: recicle seus filtros de café usados

10 respostas para “Arte com palha de Café”

  1. Luciana disse:

    Muito lindo esses artesanatos, parabéns a família Almeida pela criatividade!

    • Carla Coutinho disse:

      Lindos mesmo, Luciana. Bom ver o dom de artesãos que reaproveitam materiais como a palha do café, fibra de bananeira e outros para criar arte.

      : )

  2. valdete Reis Almeida disse:

    Ficou ótima a matéria Carla, para contatos use o Tel 28 9956 8073 ou o e-mail valdetealmeida@.com.br

    • Carla Coutinho disse:

      O seu trabalho é lindo, Valdete. Parabéns mesmo! Vou acrescentar seus contatos no texto para caso alguém queira te procurar ou saber mais sobre o seu trabalho.

      : )

  3. Waldecyr Lazzarin disse:

    Prezada Valdete Almeida….fico feliz por ter visto trabalhos tão lindos…..somos uma associação de catadores de materiais reciclaveis em Pancas ES….gostaria de saber se vc pode me ajudar pois temos muita palha de café aqui em Pancas e eu gostaria de saber como fazer uma massa com a palha sem precisar bate-la no liquidificador……preciso desenvolver uma massa compacta e de alta durabilbidade….voce pode me ajudar…….??????

  4. lea ribeiro disse:

    quero saber se vc da o curso

  5. Anadir Maria disse:

    muito lindo
    eu ja fiz ocurco de fibra de bananeira

  6. valdete disse:

    me chamo valdete tambem e sou fã de artesanato.
    vi a materia no jornal do campo.
    parabens e muito sucesso.

  7. catiene disse:

    Bom dia,
    Sou de Rio Bananal e nos temos aqui uma festa do cafe, vi seus produtos e fiquei muito interessada, pensei que pudessem expor seus produtos nesta festa em maio, se tiver interesse, esta festa e organizada pela escola estadual ,
    Desde ja parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *