Categorias: Cultura

Como produzir café? – livro

As diferentes características de uma região definem diretamente as técnicas que devem ser adotadas para o cultivo do café. É sabido que o produtor que respeitar esses elementos (tais como solo, clima e manejo da plantação) e adaptar-se a eles, tirará o máximo de qualidade de seus produtos. Mas como entender melhor estas características e assim aproveitá-las de forma mais eficiente?

O pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique de Carvalho, organizou algumas informações práticas sobre o cultivo do café no Brasil em um único livro. A publicação Cultivares de Café: origem, características e recomendações reúne dados importantes sobre a origem, botânica, morfologia e fisiologia do cafeeiro, além das principais características e recomendações para o plantio de cultivares do café arábica e robusta.

Aborda ainda questões sobre a biotecnologia aplicada ao melhoramento genético do cafeeiro e também trata do registro e da proteção da plantação. Fornece critérios de colheita, preparo e armazenamento de sementes. A obra contou com um time de peso: 28 pesquisadores renomados de instituições do CBP&D/Café (Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café*) colaboraram com a pesquisa.

Se você procura ou conhece alguém que busque uma bibliografia mais técnica, esta é a dica da vez! Passe a informação, divida conhecimento. Este é nosso objetivo aqui, fazer com que todos mexam suas ideias!

** “O modelo de gestão de P&D, preconizado para o Consórcio Pesquisa Café, incentiva a interação entre as instituições e união de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais, sendo necessário fortalecer cada vez mais a parceria e a articulação das equipes para a elaboração das propostas de projetos inovadores. Essa unicidade é importante para aprimorar cada vez mais as parcerias e intensificar a rede integrada de instituições no modelo. Hoje o Consórcio executa o maior programa de pesquisa em café do mundo, experiência ímpar de união da ciência e da tecnologia em torno do agronegócio café brasileiro. (Informações do site da Embrapa – http://www.sapc.embrapa.br/index.php/portal/consorcio-pesquisa-cafe)

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024