DICAS PRÁTICAS PARA A SUA COZINHA #18 – PASTEL DA AUGUSTA

Ele é um hit nas feiras, salvação de quem está saindo da balada às oito horas da manhã e um queridinho dos paulistas. De acordo com a reportagem do jornal A Folha de S. Paulo, “a receita do pastel começou a ser apreciada na virada do século 20”. Porém, o registro mais próximo de que se tem notícia vem de 1680, em Portugal – uma receita de camarão envolto em massa crocante e frita.

Para você desapegar do pastel da tia da feira, buscamos dicas imperdíveis para você preparar o aperitivo em sua casa. A gerente da casa Pastel da Augusta/SP, Débora Vilaça, ensina como evitar massas molengas e sem sabor e possíveis acidentes culinários.

Curtas e rápidas, as dicas prometem te ajudar a preparar um pastel digno de um profissional!

Massa pronta x Massa caseira: Massas feitas em casa podem ser mais saborosas, mas não são fáceis de preparar. “A massa pode ficar grossa, o que tira o sabor do pastel. Você fica com aquela sensação de estufado ao comer”, explica a gerente. Para os iniciantes da panela, Débora aconselha a compra da massa pronta, pois já está na espessura certa para a fritura.

Recheio, nem de mais e nem de menos: Pouco recheio deixa seu pastel sem sabor. Porém, a gerente alerta que uma grande quantidade dele também pode estragar o aperitivo. O ponto de equilíbrio é não deixar a massa úmida com o recheio.

Prático e rápido: A fritura de um pastel leva em média de 30 segundos a 1 minuto, na temperatura correta. Dessa forma, ele deve ser virado apenas uma vez, fritando a massa por igual.

Será que o óleo está quente? Entre os diversos métodos de se saber a temperatura do óleo, Débora tem um preferido. A gerente conta que basta você jogar um palito de fósforo apagado (e com cuidado) dentro da panela. Quando ele acender, é sinal de que o óleo está quente o suficiente. Ela garante que funciona!

Pastel-submarino: Quando o óleo estiver quente, basta jogar a massa. Mas, lembre-se: ela deve ficar a uma média de 5 centímetros do fundo, ficando submersa. Depois que o pastel já estiver na panela, nada de jogar mais óleo por cima!

Imagem: Pinterest – Natalie Stewart

Por: Lucas Tavares

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024