Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A origem do chocolate

Já pensou no chocolate como uma bebida sagrada, consumida por reis e muito, mas muito cara? Esse já foi o passado do que você bebe hoje em dia

Imagine um mundo onde o chocolate é uma bebida sagrada, consumida apenas por reis e extremamente cara. Acredite: essa realidade já existiu! Por volta do ano 1500 a.C., os primeiros a provarem dessa delícia foram os Olmecas. Após passar pelas mãos de outros povos, o cacau ganhou fama como um ingrediente extremamente valioso – e, claro, com um ótimo sabor. Embarque com a gente nessa viagem e conheça a origem do chocolate!

O valor do chocolate – Os Olmecas viviam na região que hoje corresponde aos países do México e da Guatemala. Porém, outras civilizações residentes da mesma área fizeram do chocolate seu principal produto. Os Maias e Astecas consumiam a bebida em grandes quantidades. Eles a consideravam divina, exclusiva dos reis e das cerimônias especiais.

A importância do cacau era tanta que os Astecas costumavam cobrar impostos em forma de sementes. Após tomarem o chocolate em taças de ouro, também jogavam as peças fora: para eles, o que estava dentro valia mais do que o próprio recipiente.

A conquista do mundo – Naquela época, o cacau era torrado e misturado a ingredientes como pimenta e milho fermentado, resultando em um líquido cremoso. Por isso, o sabor era amargo, muito diferente do que estamos acostumados nos dias de hoje.

O chocolate viajou até a Europa após a invasão dos espanhóis à América. Eles levaram o cacau com eles, e o plantaram em outros países do império, como Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. A pimenta e o milho foram substituídos pelo açúcar, e os africanos se tornaram líderes do comércio da semente.

Após a Revolução Industrial, a produção do cacau ficou mais barata e o chocolate deixou de ser um alimento exclusivo da nobreza. Hoje, você pode tomá-lo sem sacrifícios.

Você imaginava que o caminho do chocolate desde a origem até a sua caneca fosse tão longo e curioso?

Por: Lucas Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *