Categorias: Mundo do café

A tradição do Macaron

Não é macarrão e nem é salgado. Tem cerca de 500 anos de história (quase a idade do descobrimento do Brasil!) e está ganhando espaço nas mesas brasileiras. Ele pode ser visto em eventos, casamentos, em cafeterias de luxo e até em redes de supermercados especiais, mas de fato, o que é um macaron? Trata-se de um doce crocante e suculento ao mesmo tempo. Seu preparo é feito a base de claras, farinha de amêndoas, açúcar e recheado com um tipo de ganache (creme) de diversos sabores. Resumindo, ele é crocante por fora e macio por dentro.

Mesmo tendo seu apogeu na França durante o século XVI, o macaron tem um pezinho lá na Itália. A receita nasceu em Veneza e foi levada para solos franceses em 1533 pelos chefs italianos de Catherine de Médici para celebrar seu casamento com Henry II. O macaron como é conhecido hoje é criação de Pierre Desfontaines, que viveu no fim do século XVI, da Pâtisserie Francesa Ladurée e como curiosa que sou, fui visitar pessoalmente o estabelecimento que tem mais de 200 anos de tradição e imortalizou esta sobremesa. Confira minha visita no próximo post.

Uma curiosidade: o macaron é tão sério na França que até ganhou um museu na cidade de Montmorillon (localizada na região administrativa de Poitou-Charentes, no departamento de Vienne).

Foto: Divulgação.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024