Categorias: Mundo do café

Amigos, coleções, xícaras e café

Presente de amigo a gente guarda com carinho… Ou faz uma coleção! O segundo caso traduz bem a paixão que a cabelereira Jussara Terezinha Marques Fortes, 52, tem em colecionar as xícaras e canecas ganhas de pessoas próximas. “Tudo começou quando estava mudando de cidade. Pedi às minhas amigas que me dessem pequenas xícaras para me lembrar de cada uma delas. Depois disso, passei a ir de cidade em cidade, garimpar na casa de conhecidos, lojas e antiquários. Assim, vou aumentando minha singela coleção.”

Jussara também tem o hábito de pedir por e-mail para diferentes empresas as xícaras ou canecas com logos e estampas. “Também tenho muitas ganhas de amigos, com marcas ou nomes de cidades turísticas. Eles viajam e me trazem”. Ela tem peças vindas de Brasília, Rio de Janeiro, Bahia e outros cantos do Brasil. “Todos que me presentearam são muito especiais, e guardo tudo com carinho, lembrando da pessoa que me deu”.

Natural do município de Borja (RS), a cabelereira explica que os moradores da região sul têm o café como grande paixão: “Temos o hábito de tomar esta bebida maravilhosa, que vem para nos aquecer em dias e noites de muito frio. Somos acostumados desde pequenos. O grão sempre está na mesa do povo do Rio Grande do Sul”.

Ela se lembra de quando ia comprar o café torrado na hora e “ia espalhando pelo ar das ruas aquele cheiro de café. Aqui no Sul, não interessa a estação do ano em que estamos: o café é passado e tomado”, conclui.

Por: Lucas Tavares

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024