Categorias: Mundo do café

Breakfast Tea, o chá para o café da manhã

Chá no café da manhã? Aqui no Brasil essa combinação não é das mais populares. Mas em outras partes do mundo ela existe e faz parte da cultura. É o chamado Breakfast Tea (exatamente chá do café da manhã, em português), um hábito comum nos países apaixonados pelas infusões.

Incluir o chá na primeira refeição do dia foi, claro, uma ideia que surgiu na Inglaterra. Como nós já contamos aqui, a bebida começou a ficar popular por lá como um acompanhamento para o lanche da tarde, o famoso chá das cinco. Mas a Rainha Ana (que reinou entre os anos de 1702 a 1707) iniciou o hábito de consumi-lo também no café da manhã – o que foi prontamente repetido por seus súditos.

O tradicional Breakfast Tea é feito com chá preto, uma das bebidas mais estimulantes e ricas em cafeína produzidas pelas folhas da Camellia sinensis. É comum acrescentar leite e açúcar a mistura, algo como nosso café com leite típico das manhãs no Brasil. Dependendo da região do Reino Unido, ele conta com blends diferentes.

Segundo o site The Kitchn, o English Breakfast (inglês) é mais encorpado e rico, feito predominantemente com as folhas do chá preto vindas da China. Mas inclui também algumas das regiões do Ceilão (Sri Lanka), Indonésia, África e de Assam, na Índia.

Já o Irish Breakfast (irlandês) é mais robusto, com uma presença maior das folhas da região de Assam – que garantem um sabor maltado à bebida. Para terminar, o Scottish Breakfast (escocês) é o mais forte de todos. Inclui no blend folhas de Assam, do Ceilão, da África e da Indonésia.

Já pensou em considerar o chá preto com leite como uma opção para variar seu café da manhã? A mistura, tão estimulante quanto o café, pode te surpreender.

Por: Marina Oliveira

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024