Receitas

Coquetel de Slivovitza

Eu não tinha a menor ideia do que seria Slivovitza, nome estranho cheio de consoantes, até folhear um guia internacional de aperitivos e bebidas que já se empoeirava em minha estante. Não pude recordar a procedência do livro, certamente herdado da biblioteca de algum parente próximo. Suas fotos, com uma ambientação gongórica típica dos anos 60, esbanjavam objetos e cores que nem sempre combinavam entre si. Hoje, menos condescendente, olho essas fotos que parecem saídas de um brechó com mais carinho, imaginando que elas já tiveram seu lugar no Olimpo estético. Com isso, descobri essa deliciosa receita. Curiosa, lá fui atrás do Slivovitza, que é uma aguardente feita de ameixas, típica da região da Croácia/Bósnia.

Já no mercado Casa Santa Luzia, Marcelo Lopes Marcelino, responsável pela adega, além de recomendar a bebida como digestivo, contou-me que a importação foi suspensa durante a guerra da Bósnia/ Croácia (1992/1994) e a distribuição só se normalizou há poucos anos.

A destruição causada pela guerra atingiu as plantações de ameixa nas pequenas propriedades familiares, que praticavam há séculos a produção artesanal da bebida. Só era possível encontrar Slivovitza, fabricada na Hungria, mesmo assim numa acanhada importação. Essa receita foi um grande achado e mais ainda: possibilitou-me incorporar a antiga bebida meio desconhecida no Brasil numa combinação primorosa com nosso espresso.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024