Receitas

Tabule com chá de hortelã

A influência árabe na culinária brasileira remonta muitos séculos antes da grande movimentação migratória do século XIX. Já com os portugueses, foi possível perceber algumas manifestações de aromas e temperos, por conta da presença árabe na Península Ibérica.

A cozinha árabe é uma das mais antigas do mundo, remanescente da Mesopotâmia e Pérsia. Com a grande migração do Oriente Médio para o Brasil por volta de 1860 (resultado do doloroso processo de crise do Império Otomano), principalmente da Síria e do Líbano, essa gastronomia se solidificou principalmente em São Paulo.

Muitos árabes e seus descendentes tiveram uma inserção vitoriosa na cultura brasileira. E com eles, a famosa cozinha “levantina”, que abrange a região anteriormente conhecida como “Grande Síria” (hoje dividida em Síria, Líbano, Iraque, Jordânia e Palestina). Muito semelhante também à cozinha Mediterrânea.

Todas as cozinhas dos Levante apresentam a mezze, que é o prato de entradas frias – com legumes frescos e temperos perfumados como a hortelã, do qual o tabule é o ator principal.  Normalmente acompanhados de coalhada seca, babaganouche, homus e o pão sírio.

Esta receita é um pouco diferente da tradicional. O trigo curtido no chá de hortelã e as folhas remanescentes conferem um sabor refrescante e inesperado.  A romã também surpreende, com sua textura que explode na boca. E viva esses imigrantes que tanto contribuíram para alargar nossos horizontes gastronômicos.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024