Receitas

Tapioca de Café do chefe Rodrigo Oliveira do Mocotó

Ele reina lá no fundinho da zona norte de São Paulo (bem na Vila Medeiros para ser mais exata) e dispensa apresentações. O chefe Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, ficou famoso por conseguir agradar gregos e troianos com um cardápio totalmente inspirado no sertão pernambucano. Entre seus pratos de sucesso, aclamados por comensais que podem esperar até três horas na fila, a tapioca de café com doce de leite e chocolate é uma das minhas favoritas.

Não resisti, pedi a receita e cá está ela. O chefe Rodrigo arrumou um tempinho em sua agenda disputada para contar como ele faz esta delícia. Agora é só anotar! Se você quiser simular o ambiente do restaurante Mocotó em sua casa, basta servir esta sobremesa ao som de Luiz Gonzaga… do jeito pernambucano de ser.


Tapioca de Café com Doce de Leite e Chocolate
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
Para a massa
500g de polvilho doce
350ml aproximadamente de café de coador (resfriado)
1 pitada de sal

Para o recheio
500g de doce de leite
300g de chocolate amargo (60% de cacau ou mais)

Para finalização
8 bolas sorvete de canela
Calda de chocolate
Raspas de chocolate

Modo de Preparo
Para a massa
Hidrate a massa com o café e uma pitada de sal. É importante saber que a quantidade de líquido pode variar de acordo com o polvilho.

Depois disso, peneire a massa e espalhe-a na tapioqueira e espere até que fique firme.

Recheio
Enquanto a tapioca está no fogo médio, espalhe o doce de leite e o chocolate ralado a gosto. Espere alguns instantes para o recheio esquentar e feche a tapioca.

Finalização
Sirva com o sorvete de canela e decore com a calda e as raspas de chocolate.

Dica:
Se a massa ficar borrachuda significa que está muito úmida, então acrescente um pouco de polvilho. Se estiver quebradiça precisa de um pouco mais de liquido, então adicione um pouco mais de café.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024