Os efeitos do chá verde contra a acne

Além de turbinar a atividade cerebral e atuar na prevenção do câncer, o chá verde está se transformando em uma excelente escolha quando o assunto é o cuidado com a pele. Isso porque cientistas de Taiwan descobriam que ele também é benéfico no tratamento contra a acne.

cha-verde-acne

A novidade foi divulgada no jornal Complementary Therapies in Medicine. Os cientistas analisaram o extrato do chá verde em testes com 80 mulheres entre 25 a 45 anos, todas diagnosticadas com acne severa. Uma parte recebeu cápsulas com 500 g do extrato, enquanto a outra metade recebeu pílulas placebo.

Após quatro semanas, a conclusão foi de mudanças significativas nas lesões no nariz, queixo e nas laterais dos lábios. Os pesquisadores consideraram que o polifenol EGGG, presente no chá verde, pode ser a resposta para o resultado – já que tem ação anti-inflamatória e antimicróbica.

Para completar as boas notícias, a pesquisa também notou uma redução nos níveis de colesterol entre as mulheres que consumiram o chá verde. Como todos os estudos recentes, ainda não é possível confirmar com certeza as ações da Camellia sinensis na pele. Porém, é possível esperar mais conclusões positivas vindas da ciência.

Enquanto isso, que tal comemorar com uma boa e velha xícara de chá?

Por: Marina Oliveira

Escrito por Mexido de Ideias em Ciência

Comente