A loja de chás mais antiga da Inglaterra

Cafés pelo Mundo

Banhada pelo rio Tâmisa, a região de Westminster (em Londres, na Inglaterra) é o berço da loja de chás mais antiga do país britânico. Existente (e funcionando) até hoje, a Twinings foi inaugurada em 1706 por Thomas Twining. Até hoje, a empresa é considerada uma das lojas e fabricantes de blends mais famosas de chás do mundo inteiro. Tanto que é fornecedora oficial da realeza desde 1837.

Thomas se tornou comerciante comprando uma cafeteria. Não demorou para que o negócio desse certo, já que ficava próximo ao local onde moravam burgueses e aristocratas. Os chás eram o diferencial, importados da melhor região produtora: a China. O estabelecimento foi o primeiro a vender as ervas orientais na Europa.

O sucesso era tanto que as mulheres inglesas (proibidas de frequentar a maioria das cafeterias do país) faziam fila na porta do Twinings para comprar chá. Em 1734, as vendas eram tão grandes que Thomas parou de vender cafés. Em 1741, com o falecimento do fundador, o comando da empresa passou para o filho do empresário.

A primeira loja ainda permanece intacta no centro londrino, com o brasão da família real e seu quase inalterado slogan. Curiosamente, a Twinings foi responsável por fabricar os primeiros chás descafeinados, gelados em garrafas e até orgânicos.

Vai passar por Londres? Não deixe de visitar o local!

Por: Lucas Tavares

Imagens: Aprendiz de Viajante e London Connection

Escrito por Mexido de Ideias em Cafés pelo Mundo