Categorias: Barista

O espresso nosso de cada dia

Da mesma forma que muitos se perguntam como era a vida antes da internet, fico me questionando como era antes de inventarem a máquina de espresso. Claro que o café coado, o feito na mocha e na prensa francesa tem suas características próprias e seu charme, mas um café espresso é muito importante no meu dia-a-dia. Uma das melhores invenções da humanidade (na minha opinião) vem lá de longe, na França é claro!

Pesquisas apontam que o primeiro protótipo da máquina de espresso surgiu em 1822 em solos franceses, e em 1855, uma versão mais desenvolvida ganhou espaço em uma exposição de Paris. Mesmo com os esforços dos franceses, a máquina levou cerca de 30 anos para ser aperfeiçoada no país vizinho. Foram os italianos, mais precisamente moradores da região de Achille Gaggia, responsáveis pelo processo evolutivo do mais novo e necessário utensílio das cozinhas européias. A máquina onde a água passa pelo café depois de pressionada por uma bomba de pistão foi sucesso garantido e ainda é nos dias atuais. Diversos modelos, tamanhos e funções da máquina foram criados ao longo do tempo e, naturalmente, diversas formas de apreciá-lo foram desenvolvidas. Você sabe algumas delas?

Espresso – 6, 5-7g de café moído no momento e preparado com a máquina espresso para um volume na xícara de 25-30ml.
Expresso Ristretto (Curto) – 6, 5-7 g de café moído no momento e preparado com a máquina espresso para um volume na xícara de 20ml.
Espresso Cheio (Longo) – 6, 5-7 g de café moído no momento e preparado com a máquina espresso para um volume na xícara de 40ml.
Espresso Macchiato (pingo/garoto) Quente – Um espresso com adição de creme de leite quente, diretamente na xícara.
Espresso Macchiato (pingo/garoto) Frio – Um espresso com adição de leite frio.
Latte Macchiato (Galão) – Leite quente num copo alto de vidro, servido com uma ligeira camada de creme a que é adicionado um espresso.
Espresso com Natas – Um espresso na xícara de cappuccino com natas batidas servidas a parte para ser adicionada.

Você já experimentou todas elas? Então comente e conte como foi a experiência. Qual o seu favorito?

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024