Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

O espresso nosso de cada dia

Confira os tipos e a história deste tipo de café que ganha cada dia mais popularidade no Brasil.

Da mesma forma que muitos se perguntam como era a vida antes da internet, fico me questionando como era antes de inventarem a máquina de espresso. Claro que o café coado, o feito na mocha e na prensa francesa tem suas características próprias e seu charme, mas um café espresso é muito importante no meu dia-a-dia. Uma das melhores invenções da humanidade (na minha opinião) vem lá de longe, na França é claro!

Pesquisas apontam que o primeiro protótipo da máquina de espresso surgiu em 1822 em solos franceses, e em 1855, uma versão mais desenvolvida ganhou espaço em uma exposição de Paris. Mesmo com os esforços dos franceses, a máquina levou cerca de 30 anos para ser aperfeiçoada no país vizinho. Foram os italianos, mais precisamente moradores da região de Achille Gaggia, responsáveis pelo processo evolutivo do mais novo e necessário utensílio das cozinhas européias. A máquina onde a água passa pelo café depois de pressionada por uma bomba de pistão foi sucesso garantido e ainda é nos dias atuais. Diversos modelos, tamanhos e funções da máquina foram criados ao longo do tempo e, naturalmente, diversas formas de apreciá-lo foram desenvolvidas. Você sabe algumas delas?

Espresso – 6, 5-7g de café moído no momento e preparado com a máquina espresso para um volume na xícara de 25-30ml.
Expresso Ristretto (Curto) – 6, 5-7 g de café moído no momento e preparado com a máquina espresso para um volume na xícara de 20ml.
Espresso Cheio (Longo) – 6, 5-7 g de café moído no momento e preparado com a máquina espresso para um volume na xícara de 40ml.
Espresso Macchiato (pingo/garoto) Quente – Um espresso com adição de creme de leite quente, diretamente na xícara.
Espresso Macchiato (pingo/garoto) Frio – Um espresso com adição de leite frio.
Latte Macchiato (Galão) – Leite quente num copo alto de vidro, servido com uma ligeira camada de creme a que é adicionado um espresso.
Espresso com Natas – Um espresso na xícara de cappuccino com natas batidas servidas a parte para ser adicionada.

Você já experimentou todas elas? Então comente e conte como foi a experiência. Qual o seu favorito?

Cultura

Livro – Café Expresso

Bebidas

As dicas certas para tirar um bom café espresso na sua casa

coffeelover

Como identificar um bom café espresso

5.091 respostas para “O espresso nosso de cada dia”

  1. Cristiano Gomes disse:

    Expresso realmente é uma delícia!!
    Bom demais da conta mesmo Patrícia…

    No meu entender, todos os que já provei são ótimos, principalmente
    se a matéria prima for de boa qualidade…

    Abraços
    Cristiano de Andrade Gomes

    • kellystein disse:

      Ola Cris! Tudo bem? Eu também sou fã de expresso, principalmente depois do almoço!!! Pq não aproveita que esta me devendo uma visita a fabrica e marca comigo um dia desses para eu te servir um expresso delicioso!!!!! Fico te aguardando. Abraço! Patrícia.

  2. Bianca Diocedo disse:

    Eu ja provei todos e amo café, espresso ristreto é o meu predileto pois alem de ter um concentrado de "gostosura" é mais saboroso e pode-se tomar sem açucar que é o melhor.

    • kellystein disse:

      Hummm… parece realmente bom Bianca!
      Infelizmente nunca provei o espresso ristreto. Será meu próximo pedido na cafeteria 😉
      Quais outros tipos de espressos arrancam seus suspiros? Conte para a gente…este espaço é para isso mesmo: troca de experiências, dicas e muitas histórias!!

  3. Risqisikucingrasta disse:

    Deze wtebise is voorzien van WordPress als CMS en wordt de komende tijd verder uitgebreid met functionaliteiten als bijvoorbeeld nieuwsbrieven en meer achtergrondinformatie over koffie, koffie bonen en bijvoorbeeld alternatieven voor Nespresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *