Como o café solúvel é produzido

Sabe-se que o café solúvel é produto resultante da desidratação do extrato aquoso de café (Coffea arábica e outras espécies do gênero Coffea) torrado e moído. Ele pode se apresentar sob a forma de pó ou grânulos. De acordo com a resolução – CNNPA nº 12, de 1978, da ANVISA – o produto deve respeitar algumas diretrizes para ser comercializado em território nacional. Não são toleradas, por exemplo, quaisquer adições de conservadores ou outros aditivos.

O assunto é tão sério, que existe até uma associação que representa esta categoria específica no mercado cafeeiro. A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS –, instituída em 1972, nasceu para defender os interesses das empresas associadas, interagindo com o Estado em todas as suas esferas (municipal, estadual e federal) em busca de definições de políticas que melhor se adequem às necessidades do setor como um todo e da economia do país em geral.

Já contei aqui as possíveis versões da origem do café solúvel na indústria, mas confesso que nem imaginava como ele é feito. De acordo com a ABICS, existem quatro formas de produzi-lo:

SPRAY DRYING
Utiliza altas temperaturas sob alta pressão para concentrar o extrato aquoso (líquido de café bem concentrado), em gotículas minúsculas. Quando em contato com o ar muito quente, perde a umidade transformando-se em pó.

FREEZE DRYING
Ao contrário do processo anterior, utiliza temperaturas muito baixas para concentrar do extrato aquoso previamente congelado. Utiliza-se o modo mais avançado de desidratação, chamado liofilização. O produto reterá seu aroma devido às baixas temperaturas (- 20°C). O processo completo inclui: cristalização, granulação e secagem a frio.

AGLOMERADO
Outro tipo de café solúvel produzido pela indústria brasileira é aglomerado, que é aromatizado pela adição de óleo de café. Ele é seco em torre de secagem, depois é umedecido (não chega a ser dissolvido em água) e, por isso, ele se aglomera em partículas maiores.

EXTRATO LÍQUIDO
É um extrato de café preparado pela remoção de água por cristalização e é obtido através de métodos físicos.

Fiz um breve resumo sobre estes processos que, obviamente, são bem mais complexos. Caso queira se aprofundar mais sobre o assunto, acesse este artigo completo sobre o assunto que a Revista Cafeicultura publicou.

Agora que você é expert em café solúvel, que tal preparar uma receitinha que o leva como ingrediente? Assim, você poderá dar uma aula sobre o produto enquanto surpreende seus convidados com um prato delicioso.

*Algumas informações foram retiradas do site da Revista Cafeicultura.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024