Oferecido por

A juta e o artesanato

Qual o destino da juta depois que seu uso é dispensado pela indústria cafeeira? Ela se torna inútil? Imagine um milhão de sacas indo para o lixo mensalmente?

Qual o destino da juta depois que seu uso é dispensado pela indústria cafeeira? Ela se torna inútil? Imagine um milhão de sacas indo para o lixo mensalmente? Felizmente, isso não acontece e muito desta matéria prima é encaminhada para mãos habilidosas de artesãos e, assim, o sustento de mais famílias é garantido.

Durante conversas sobre a juta, descobri um projeto que realmente chamou atenção. Com o nome Estopas e Retalhos, ele atende aproximadamente 30 famílias de Fortaleza (CE) e é possível por meio de uma parceria entre a Fundação Raimundo Fagner e o Grupo 3corações. Lá, as mães das crianças que são atendidas pela fundação trabalham no processo de transformação das sacas em embalagens promocionais em outros produtos. O processo de transformação ocorre de forma artesanal e tem como objetivos, restaurar a dignidade e a cidadania dessas pessoas através do trabalho. Para se ter uma ideia, a produção de 2008 atingiu 130 mil embalagens e foi destinada a diversos eventos culturais, sócio-ambientais e pedidos de empresas privadas.


Foto: divulgação

Já vi juta em artigos de moda (bolsas, pulseiras, brincos, saias, etc), em decoração de escritórios e casas (toalhas de mesa, capa para liquidificador, flores artificiais, entre outros), em embalagens de presentes e até em móveis. E o resultado não é ruim. Tem muita coisa bonita e gente fazendo dinheiro com estes artigos! Inclusive, vi um post do blog Espresso Perfeito que mostra bolsas lindas feitas com este material.

Descobri recentemente como a juta é feita e mostrei tudo aqui. Se você conhece algum artesão que trabalha com este material, conte para gente e nos ajude a divulgar o trabalho dessas pessoas!

Foto: Blog Espresso Perfeito

Cultura

Artesanato de Páscoa com filtros de café

Mundo do café

Retrospectiva Mexido 2011

Cultura

Artesanato: recicle seus filtros de café usados

6 respostas para “A juta e o artesanato”

  1. Iara disse:

    Parabéns!!! linda bolsa,nunca vi de juta aqui em São Paulo será que tem? Adorei o trabalho!!!

  2. kellystein disse:

    Olá Iara!
    Em uma breve busca na internet, achei alguns sites que vendem estilos variados de bolsa de juta.
    Tente entrar em contato com alguns deles e faça sua encomenda.
    Abraços!

  3. helida disse:

    a juta ou estopa como é conhecido na paraiba tamben serve para confeccionar presepios de natal,os trabalhos são maravilhosos. em lagoa seca interior,mulheres e homens fazem maravilhas com estopa,bucha vegetal,palha de milho,etc. gostaria muito de aprender a fazer estes trabalhos maravilhosos.bjossssssssss

  4. Cidália disse:

    Kellystein, vi um lindo presépio feito de juta no ateliê da Catiane Gobbi o facebook dela é o seguinte: https://pt-br.facebook.com/catianeg?group_id=0
    Tem até cursos, mas não sei se é ela mesma quem ministra. O ateliê é o Il Sogno fica em Santana São Paulo
    Eu amo jutas. Acho simplesmente chique e a natureza agradece. Infelizmente só tenho registrado uma tela que fiz com coadores de café reciclados e ao fundo coloquei a juta que fez toda a diferença. Mas costumo muito usar jutas para embalar presentes. Ficam embalagens perfeitas. Você pode fazer uma visita no meu blog que a tela com a flor e ao fundo a juta está lá. http://www.cidaliaartes.blogspot.com
    Muito obrigada.
    Cidália

    • kellystein disse:

      Olá Cidália!
      Acabamos de visitar seu blog e achamos seu trabalho lindo! Parabéns!!
      Também adoramos juta, principalmente quando ela é transformada em arte e/ou artesanato.
      Abraços.

  5. roberta disse:

    Quanto da bolça e quanto de frete pro guarujá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *