Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Filtros de café usados viram flores na mão de artesã

Aqueles filtros de café usados que iriam para o lixo viram verdadeiras obras de arte na mão de Tânia Regina Coelho. Conheça seu trabalho

Os trabalhos dela começaram por dois motivos: necessidade financeira e como terapia ocupacional. Adicione café à fórmula e o resultado é sucesso. Nas mãos da artesã e contadora Tânia Regina Coelho, aqueles filtros usados, que você normalmente joga no lixo após o uso, viram lindas flores cafeinadas: “Além disso, também decoro portas, paredes, painéis para suporte de TVs, luminárias, quadrinhos e outros objetos”, explica.

“Era funcionária de um escritório de contabilidade e fui demitida. Estava muito triste, desanimada. Havia feito alguns artesanatos para uma loja aqui em São José dos Campos [interior de São Paulo] e me ligaram pedindo mais produtos. Foi aí que comecei a produzir. Hoje, sou apaixonada pelo meu hobby.”

E os filtros, chegam de onde? “Eles são doações e trocas de novos por usados. Também faço um incentivo com brindes a cada dez caixas, que são sempre relacionados ao consumo do café: garrafa térmica, jarra, suportes, potes para o pó, xícara ou canecas”. O pai, que é fã de uma caneca quentinha, também guarda os estoques do material para a filha.

Paixão pela bebida

Foi exatamente o pai de Tânia, Milton Coelho, o mentor dela nesse universo. “Por morarmos na cidade de Areias (SP), conhecida como terra dos barões do café, tínhamos o hábito de tomar muito a bebida. É incrível como todos a adoram o grão por lá. Se você fizer uma visita à casa de alguém, é uma ofensa recusar uma xícara”.

Ela também não recusa! Confessa que, além da dose matinal obrigatória, sempre dá algumas paradinhas durante os trabalhos com os filtros para uma boa xícara: “Também agendo encontros com meus clientes em cafeterias, para acertamos detalhes profissionais e saborearmos juntos um delicioso café”.

A paixão pela bebida – e por ajudar os outros – é tanta que Tânia possui um projeto para “capacitar e ensinar a arte com os filtros para pessoas que passam por problemas financeiros ou psicológicos. Ficarei muito feliz em poder ajudar pessoas que necessitem de apoio, assim como um dia precisei”, completa.

Por: Lucas Tavares

Cultura

Como fazer flores usando filtros de café usados?

Cultura

Copos e palitos de café criam arte

Cultura

Artesanato de Páscoa com filtros de café

80 respostas para “Filtros de café usados viram flores na mão de artesã”

  1. Elizinte costa neco disse:

    Muito legal parabéns

  2. suzette amarante disse:

    MUITO LINDO Parabens.

  3. vera cidade disse:

    gostaria de aprender a fazer e usar como terapia ocupacional,se peder me ensinar o passo ápasso agradeço!!!

  4. edneia disse:

    será que poderia me ensinar o passo a passo !!!!!!!!!!!!!

  5. Lilian Rodrigues disse:

    Como posso entrar em contacto com vc para aproveitar essa técnica? Meu email é lilianregina@gmail.com

  6. Regina de Moura Nues disse:

    Gostaria de conhecer a tecnica para coloca-la em uso.

  7. Remédio Melo disse:

    Sou Remédio Melo e também apaixonada por artesanato em especial pela reciclagem, ministro 21 cursos na área de reciclagem. amei sua estoria …

  8. madalena Almeida disse:

    Fiquei maravilhada com seu trabalho, eu tbm faço trabalhos com todos filtro de café amo o que faço , pois minha estória é interessante; sou viúva e 3 filhos na época da viuvez um tinha 7 anos e um casal de gêmeos de 3 anos cresceram todos muito ligados a mim edemoraram a casar e eramos 4 adultos dentro de casa, quando resolveram casar eu quiz entrar em depressão e fazendo meu café cedinho coando eu vi ali umas manchas que poderia dar algumas coisas e resolvi tentar e deu certo hoje trabalho com mdf, cerãmica vasos grandes pequenos prá decoração de casas já fiz paredes e ficou linda divisorias, Aqui em Recife nós temos feiras boas temos a FENEARTE que é uma feira a nível mundial que eu participo é uma vez ao ano fiquei feliz em saber que existe outras pessoas que fazem esse trabalho parabéns pelo seu trabalho.

  9. BEATRIZ TAVARES disse:

    MARAVILHA,AMEI E QUERO APRENDER…COMO FAÇO?

  10. Tania Crisrtina disse:

    Tânia bom dia vc é minha chará, estou encantada com o seu trabalho, estou passando por uma fase na minha vida muito dificil vivia um casamento de sonho de qualquer mulher uma familia linda sou mae de 4 filhos, deixei a minha profissão para dedicar a familia, hoje estou entrando em uma separação, não tenho renda e uma depressão tremenda, hoje resolvi ter atitude, vou ocupar o meu tempo com coisas boas e entrei no face e vi o seu trabalho lindo, nada acontece por acaso. Eu creio se puder me mande passo a passo dos seus trabalhos amei todos. beijus.

  11. Cristiane disse:

    Olá Tânia, que benção são suas mãos. Mulher talentosa, e de muita personalidade, pois sei que não deve ser sido fácil. Tbm como outras mulheres com um pouco de cada probleminha ai descrito por Dp, gostaria de aprender como faz sua linda arte!
    Espero em breve estar postando meus lindos trabalhos como os seus!! bjs

  12. As Flores são lindas , minha sala ficou com outro ar, muito delicadas…Parabéns pelo trabalho Tânia, e li o artigo e História de vida , fiquei emocionada! Sucesso!

  13. Noemi Coelho disse:

    Essa é minha irmã meu orgulho, esta fazendo maravilhas com essa técnica de reciclar eu estou aqui começando devagarinho jaja chego la Parabéns Tânia

  14. TÂNIA AMEI SUA HISTÓRIA,VOU FICAR NO AGUARDO DE SEU PASSO APASSO DAS FLORES TENHO 2 CAICAS DE SAPATOS CHEIAS DE FILTROS USADOS, E TENHO UMA FILHA ESPECIAL E ACHO QUE ACHEI UMA GRANDE CHANCE DE FAZER UM ARTESANATO PARA ME AJUDAR COM GASTOS DE RÉMEDIO E FRALDAS COM ELA, FAÇO CABIDES PARA AJUDAR NA RENDA MAS AMEI O QUE VC. PASSOU VC. É MUITO TALENTOSA BJOSSSS QUERIDA .

  15. Katia disse:

    Olá, gostaria de aprender a fazer essas flores, como faço? São muito lindas!!!

  16. Katia disse:

    Por favor como faço para aprender a fazer essas flores. Amei, achei de uma delicadeza e beleza fabulosa.
    Obrigada

  17. ruth disse:

    lindo o teu trabalho, também tenho algumas habilidades. e gostaria de saber que material vc. usa para fazer o caule das folhas e flores… se puderes me responder ficarei feliz. abraços e parabéns.

  18. jan disse:

    Maravilhoso site.. Tudo de bom…Parabéns!!!

  19. EDNA MARIA disse:

    Fui criada vendo meus pais e avôs fazendo uso de chás ,para diverso tipos de problemas de saúde , assim também segue este ensinamentos, gosto também de repassar para as outras pessoas, isto é ótimo estamos assim ajudando o nosso povo dar valor ao o que é natural ,e de um bom beneficio para todos.Gostei das dicas.

  20. Lori Nedel disse:

    Amei e compartilhei de todo o entusiasmo de voces . Adoraria receber um passo a passo de qualquer flor.Prometo enviar uma amostra do trabalho.Vocês são pessoas maravilhosas.Abraços,Lori

  21. marcia dreher disse:

    muito lindo,adorei gostaria de saber mais sobre a tecnica de enrolar os filtros depois desenrolar,formando flores .abço

  22. elcy disse:

    Gostaria do passo a passo da flores de coador de papel usado.
    Meu email elcy_lopes@yahoo.com.br

  23. silvia disse:

    Adorei esse arranjo…pode explicar o passo a passo.

  24. […] entrevistamos a artesã Tânia Regina Coelho, sabíamos que ela era responsável um trabalho incrível. Mas não imaginávamos que ele iria […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *