Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

O problema do Café no Brasil

Publicado em 1959, o livro O problema do café no Brasil (de Antônio Delfim Netto) é considerado um dos clássicos da literatura cafeeira.

Esta publicação foi uma das contribuições mais importantes da fase em que Antônio Delfim Netto atuou como professor e pesquisador. Publicado em 1959, o livro O problema do café no Brasil é considerado um dos clássicos da literatura cafeeira. Nele, o autor traçou o panorama do mercado dos grãos da época (fim dos anos 1950 e meados de 1960) e mostrou que o mercado era instável devido às políticas governamentais. Figura importante na história da democracia brasileira, suas ideias afetaram de modo efetivo o mercado do café principalmente quando ele estava no poder.

Ele defendeu neste mesmo livro que “a política cafeeira que mais convém não é a que procura obter o máximo de dólares por saca a curto prazo, mas aquela que assegura a receita máxima de divisas a longo prazo”( página 329).

Esta obra é uma ótima pedida para quem quer compreender um pouco mais sobre as políticas do café adotadas no passado e como elas nos afetam nos dias de hoje.

Antônio Delfim Netto é economista, professor universitário e político brasileiro. Durante o regime Militar, entre 1967 e 1974, foi ministro da fazenda e, no governo do presidente João Figueiredo, foi sucessivamente Ministro da Agricultura em 1979, Ministro do Planejamento entre 1979 e 1985 e embaixador do Brasil na França. Após a redemocratização do Brasil, ele foi eleito cinco vezes consecutivas deputado federal, pelo PDS e por siglas que o sucederam – PPR, PPB e PP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *