Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Os encantos do café gourmet

O café gourmet possui características exclusivas e são raros e exclusivos.

Eles parecem “pomposos” em suas embalagens sofisticadas, mas não são. Ganharam espaço exclusivo em supermercados e em lojas gastronômicas e está unindo um exército de especialistas e interessados em explorar novos sabores. Todo mundo fala nele, mas o que é de fato o café gourmet? Trata-se de produtos raros e exclusivos, que possuem atributos de qualidade elevada, características únicas e marcantes. Esta categoria admite apenas grãos de café 100% Arábica.

O “nascimento” dos cafés gourmet no Brasil se confunde muito com a criação da Associação Brasileira de Cafés Especiais – Brazil Specialty Coffee Association (BSCA). Fundada em 1991, ela procura congregar produtores de cafés e difundir a produção de cafés especiais brasileiros (gourmet). Foi a partir deste momento que esta categoria de café ganhou força no mercado interno. Ela visa também estimular o constante aprimoramento técnico e maior eficiência nos serviços referentes à comercialização destes produtos. O assunto é tão sério que muitas entidades se dedicam exclusivamente para regulamentar a qualidade desses cafés. A Speciality Coffee Association of Europe (SCAE) e a Specialty Coffee Association of America (SCAA) são exemplos disso.

A popularização da gastronomia nos últimos 15 anos e sua glamourização deu espaço à expansão de produtos ímpares. O interesse é tanto que a bebida está sendo tratada como o vinho, por exemplo. É assunto de degustações, harmonizações e rodas de conversas de amantes da boa comida. O aumento deste interesse pode ser notado pelo aumento de estabelecimentos especializados com atendimento excelente (personalizado, conhecedor) e pela vasta oferta de produtos (não só em termos de qualidade, mas também por sua diversidade).

Se você achava que o café gourmet era apenas item de luxo, fica aqui o convite para mudar seus conceitos. Compre um e experimente. O prazer de um café bem feito e de personalidade não tem preço!

Veja também:
O Café Especial
Café Orgânico – feito “à moda antiga”
Café Tradicional – o queridinho do Brasil
Os caminhos da produção de café no BrasilOrigens do Café
Origens do Café

5.091 respostas para “Os encantos do café gourmet”

  1. Café com bom senso disse:

    Olá, Patrícia! __Tenho pesquisado marcas de café gourmet que se vendam pela internet. Sugiro um post falando das que você conheça, uma vez que tem grande vivência no mundo do café. Nos supermercados só há grandes marcas, com pouca variedade, quando há uma infinidade de marcas de menor poder de colocação, com excelentes cafés. __Paulo_ _www.apreciecafe.com

  2. kellystein disse:

    Bom dia Paulo! Trabalho no café 3coracoes há quase 10 anos, então todo meu conhecimento e direcionado para as marcas do grupo 3Corações. Meu pai tem uma chácara no Sul de Minas que produz café de alta qualidade, porém posso chamar a plantação do papai de JARDIM, pois e pouquinho demais.

    Os cafés da linha tradicional são compostos de 100% café, sem nenhuma mistura. Para se certificar disso o consumidor tem como suporte o selo de qualidade da ABIC, selo este que atesta 100% de café nos pacotes. Para o meu paladar as pessoas em geral adoçam muito os cafés mesmo, mas não tinha prestado atenção especificamente nestes estados que vc cita (MG E SP) para mim, trata-se de uma característica do costume brasileiro em geral.
    Obrigado por participar do nosso blog! Você é muito bem vindo! Abraço, Patrícia.

  3. Jorgina disse:

    olá, convido para conhecer nosso café ferreira, 100% grão arábica
    a fazenda fica localizada em minas Gerais. Nós não trabalhamos com prateleira de supermercado, trabalhamos com um sistema de community commerce, onde a pessoa se torna um afiliado da empresa e indica para seu amigo gerando renda para os afiliados, damos treinamento todos os dias as 21:15 hs neste link : http://www.gvolive.com/conference,cafefvisaodeagu
    venha conhecer nosso sistema sem compromisso
    mais informações veja meu video e entre em contato: http://www.youtube.com/watch?v=eAORuDkOAMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *