Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

As pragas do cafeeiro: Ácaro Vermelho

O ácaro não é vilão apenas das alergias respiratórias em períodos de tempo seco e inverno. É também um problema quando ataca os cafezais.

O ácaro não é vilão apenas das alergias respiratórias em períodos de tempo seco e inverno. É também um problema quando ataca os cafezais. Existem três espécies: o ácaro-vermelho – Oligonychus ilicis (McGregor); o ácaro-plano – Brevipalpus phoenicis (Geijskes), vetor da mancha-anular e o ácaro-branco – Polyphagotarsonemus latus. O ácaro vermelho é mais constante em plantações de café, mas existem registros da presença do branco em algumas lavouras brasileiras. Ele se alimenta das folhas retirando seu brilho natural, deixando um aspecto bronzeado. Depois da ação desta praga, o processo de fotossíntese é comprometido causando desfolha na planta.

Mesmo sendo pequenos, os ácaros podem ser vistos a olho nu. As fêmeas apresentam 0,5 milímetros de comprimento e chega a depositar de 10 a 15 ovos por vez. De acordo com o site CaféPoint, o ácaro vermelho é um pequeno aracnídeo (semelhante a uma aranha) e seu ciclo dura entre 11 e 17 dias (desde o ovo até sua fase adulta).

Se você está curioso em saber mais sobre esta praga, recomendo o artigo escrito pelo pesquisador Antonio Fernando de Souza. E se quiser ver o bichinho trabalhando para destruir uma folha da planta de café, achei um vídeo que o mostra em ação.

Fontes:
Cultura de Café no Brasil – IBC
Manejo Integrado de Pragas e Doenças – UFV

5.091 respostas para “As pragas do cafeeiro: Ácaro Vermelho”

  1. BIANCA disse:

    podia fazer esse tipo de reportagem sobre as formigas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *