Categorias: Mercado

Café do Brasil: Cerrado Mineiro

Não confunda cerrado mineiro com o cerrado brasileiro! Elas são áreas que apresentam características um pouco diferentes, cada qual com sua particularidade. Para quem não sabe, o cerrado mineiro é a primeira região produtora de café demarcada no Brasil, ganhando status semelhante às famosas regiões produtoras de vinho. Ela envolve 55 municípios localizados entre o Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas.

Divulgação: Sistema de irrigação da Fazenda São José.

Seu terroir é ideal para a produção de cafés especiais: apresenta altitude entre 800m e 1.300m e conta com estações climáticas bem definidas (com verão úmido e inverno ameno e seco). Em sua grande maioria, as plantações utilizam diferentes sistemas de irrigação e o café é geralmente seco em terreiros ao sol.

Para os sedentos por detalhes específicos sobre esta região, confira a ficha sobre este pedacinho de Brasil tão importante para a cafeicultura.

Cerrado Mineiro
Altitude média: 800m

Variedades de café mais cultivadas:
Mundo Novo e Catuai.

Sabor:
Corpo: médio
Sabor: adocicado e chocolate
Característica da bebida: acidez média

Algumas Cidades produtoras:
Patrocinio, Monte Carmelo, Araguari, Coromandel, Araxa, Carmo Paranaiba, Unai, Campos Altos, Guarda-Mor, Patos de Minas e Sacramento.

Algumas Fazendas da Região:
Castelhana, União, Shalon, Esmeriu, Santa Barbara

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024