Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café do Brasil: Cerrado Mineiro

Para quem não sabe, o cerrado mineiro é a primeira região produtora de café demarcada no Brasil, ganhando status semelhante às famosas regiões produtoras de vinho.

Não confunda cerrado mineiro com o cerrado brasileiro! Elas são áreas que apresentam características um pouco diferentes, cada qual com sua particularidade. Para quem não sabe, o cerrado mineiro é a primeira região produtora de café demarcada no Brasil, ganhando status semelhante às famosas regiões produtoras de vinho. Ela envolve 55 municípios localizados entre o Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas.

Divulgação: Sistema de irrigação da Fazenda São José.

Seu terroir é ideal para a produção de cafés especiais: apresenta altitude entre 800m e 1.300m e conta com estações climáticas bem definidas (com verão úmido e inverno ameno e seco). Em sua grande maioria, as plantações utilizam diferentes sistemas de irrigação e o café é geralmente seco em terreiros ao sol.

Para os sedentos por detalhes específicos sobre esta região, confira a ficha sobre este pedacinho de Brasil tão importante para a cafeicultura.

Cerrado Mineiro
Altitude média: 800m

Variedades de café mais cultivadas:
Mundo Novo e Catuai.

Sabor:
Corpo: médio
Sabor: adocicado e chocolate
Característica da bebida: acidez média

Algumas Cidades produtoras:
Patrocinio, Monte Carmelo, Araguari, Coromandel, Araxa, Carmo Paranaiba, Unai, Campos Altos, Guarda-Mor, Patos de Minas e Sacramento.

Algumas Fazendas da Região:
Castelhana, União, Shalon, Esmeriu, Santa Barbara

Bebidas

Café Amaretto

Receitas

Brigadeiro Recheado com Creme de Avelã e Café

Receitas

Bolo Formigueiro com Glacê de Café

4 respostas para “Café do Brasil: Cerrado Mineiro”

  1. Joao Silverio disse:

    Depois que experimentei, não compro outro. Gostaria de saber se existe algo a ver com a cidade de Três Corações. Sou mineiro e moro em S. André SP.

  2. Marjanne disse:

    Com certeza esse Mineiro de 2010, sere1 um dos lmrhoees de todos os tempos, a expectativa e9 grande. Que seja equilibrado….Mas f3bvio Atle9tico MG, Cruzeiro e Ame9rica MG je1 te3o classificados…Abrae7o

  3. Robson Dantas Santos disse:

    Tenho um pequeno sitio em Paracatu noroeste mineiro, quero plantar poucas mudas de café (cerca de 100 a 150) somente para consumo.
    Qual o tipo de cafe devo plantar, como adubar e meu sitio esta a 580 metros de altitude, conseguirei produção?
    Ficam os meus agradecimentos,

    Robson Dantas

    • kellystein disse:

      Olá Robson! Nossa sugestão é que você entre em contato com um engenheiro agronômo. Este profissional está capacitado para tirar todas as dúvidas técnicas sobre o plantio, manutenção e manejo apropriado do café em sua região.
      Boa sorte em sua plantação.
      Abraços,
      Kelly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *