Categorias: Mercado

Café do Brasil: Rondônia

Rondônia deve muito para a cafeicultura! O início da colonização agrária atraiu muitas pessoas para morar no estado e se estabelecer por lá. Quem migrasse e investisse no desenvolvimento da região, ganharia a oficialização da ocupação temporária da área por meio de um título de posse. Foi mais ou menos assim que tudo começou. Atualmente, o estado é o segundo maior produtor de café robusta do Brasil, com uma produção de aproximadamente 165 mil hectares.

De modo geral, o cultivo do café conillon em Rondônia é feito em pequenas áreas e contam com grande aproveitamento de mão-de-obra familiar. A maior parte dos frutos de seus pés de café é seca em terreiro e seu crescimento não é muito uniforme. Infelizmente, a infra-estrutura precária e o baixo nível tecnológico facilitam o surgimento de grande quantidade de grãos defeituosos.

O clima da região é quente, úmido e conta com a estação de seca bem curta. A temperatura média anual varia de 24,6 °C a 25,6 °C e seus índices pluviométricos médios anuais superiores a 1.400 mm. Um dado interessante é que 90% da produção de Rondônia é de café robusta. Em Vilhena, entretanto, existem algumas plantações com a espécie arábica.

Café de Rondônia (Robusta):
Altitude média: 50m

Variedades de café mais cultivadas:
Cultivar Conilon

Sabor:
Apresenta características neutras

Algumas Cidades produtoras:
Cacoal, Ji- Paraná, Vilhena, Rolim de Moura, Cafelândia, Vale do Guaporé

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024