Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café torrado e moído

O jeito preferido de mais de 90% dos brasileiros de se tomar café, bem como o método mais popular de se consumir o café no mundo. Confira dicas de preparo do café torrado e moído.

Uma paixão brasileira. Foi a partir deste produto que a história de industrialização da Santa Clara começou. Em 1961, em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte, um jovem (Sr. João Lima, nosso fundador) com poucos recursos, experiência no comércio de café verde e muita visão começou a torrar e moer grãos de café.

Desde então o processo industrial evoluiu significativamente. Fomos todos aprendendo, não somente com o tempo de experiência adquirido, mas também com muito estudo, busca de tecnologias e, principalmente, junção de pessoas curiosas e obstinadas em busca do melhor.

Trata-se de um produto muito delicado e suscetível à perda de qualidade, pois esta pode ocorrer rapidamente e, se o processo industrial não for adequado, além de não conseguirmos extrair o máximo dos grãos, aquele gostinho e perfume de café que tanto gostamos se desfazem rapidamente . Assim, o café torna-se “velho ou oxidado”.

O produto deve ser selecionado, torrado, moído e embalado seguindo técnicas para obtenção do melhor de cada blend e preservação dos mesmos.

E para garantir blends saborosos e frescos, após muitas pesquisas optamos por trabalhar com dois sistemas de acondicionamento:

Vácuo – Redução do teor do oxigênio utilizando vácuo nas embalagens – sistema introduzido no Brasil em 1980. Com vida-útil de 18 meses.

ATM Modificada – Redução do teor de oxigênio através da substituição do ar atmosférico do espaço-livre da embalagem por nitrogênio – Com vida útil de 12 meses.

Dica: após aberto, o café deve ser acondicionado dento da própria embalagem. Esta devera ser colocada dentro de um vidro hermético e acondicionada na geladeira.

O café torrado e moído é também o jeito preferido de mais de 90% dos brasileiros de se tomar café, além de ser o método mais popular de consumí-lo no mundo.

E preparar é muito simples: basta colocar o pó em um filtro de pano ou papel e passar a água quente para que a infusão seja feita. A extração do pó em 1 litro de água dura em torno de 4 a 5 minutos.

Dicas para preparo em filtro de papel:

1. Coloque o pó de café no filtro uniformemente, sem compactá-lo;

2. Aqueça a água ate o início do ponto de ebulição (cerca de 90 graus), sem deixar ferver. Inicialmente, derrame sobre o pó delicadamente a água para hidratação. Depois a distribua lentamente no centro do coador em forma de fio, com movimentos circulares das beiradas para o centro do filtro. Na sequência, mantenha o fio no centro;

3. Não mexa o café durante o preparo para preservar os aromas na bebida;

4. Retire o filtro antes que o preparo se esgote, para não deixar que a parte final, que contém grande concentração de amargor, predomine em sua bebida.

Caso opte pelo coador de pano:

1. Na primeira utilização do coador de pano é indicado que o mesmo seja fervido com um pouquinho de pó de café em água limpa (para retirada de qualquer outro aroma de fabricação);

2. Depois de utilizado a primeira vez, o coador não deve ser lavado com sabão. Lave-o apenas com água fervente.

Seguindo estes passos seu café se manterá saboroso e fresco por mais tempo!

2 respostas para “Café torrado e moído”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Mexido de Ideias and Mexido de Ideias, Mexido de Ideias. Mexido de Ideias said: Bom dia, pessoal! Que tal preparar um café torrado e moído seguindo as dicas da Patrícia Nasser? http://migre.me/RrlQ […]

  2. […] Após a torra, o café deve ser consumido o mais rápido possível ou embalado com sistemas que garantam aroma e frescor, como os que utilizamos – já falado no texto sobre Café Torrado e Moído. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *