Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A cerimônia do chá japonesa, por quem esteve lá

Já parou para pensar como deve ser o ritual em terras nipônicas? Que tal para de imaginar e descobrir?

A teoria a gente já conhece, mas a prática é bem diferente. Quando soubemos da história da engenheira e blogueira Maíra Hanashiro, do Tampopo Gourmet, ficamos ansiosos para contá-la aqui no Mexido de Ideias. Ela e o marido fizeram uma viagem até Kyoto, no Japão, e participaram de uma verdadeira cerimônia do chá em terras japonesas.

“Sempre ouvi falar na cerimônia do chá, mas nunca havia participado de uma nem lido sobre o ritual. Como tenho ascendência japonesa por parte de pai, tudo que é mais tradicional no Japão me atrai. Todavia, não entendo nada do idioma, de forma que já havia descartado a ideia de ir ao ritual. Só que, ao chegar a Kyoto, descobri um lugar que demonstrava a cerimônia em inglês. Meu marido e eu achamos que seria uma boa iniciação e lá fomos.”

Como nós já contamos aqui no blog, a cerimonia impressiona por sua complexidade e pela atenção dada a todos os objetos presentes. E Maíra percebeu a mesma coisa por lá. “Confesso que fiquei emocionada de chegar à pequena sala de tatames com os aparatos da cerimônia ali dispostos. Uma senhorinha vestida de kimono logo começou a explicar as etapas e a tradição envolvida, em um bom inglês, em voz bem baixa, mas perfeitamente compreensível”.

Ela explica que o clima é de total atenção e introspecção, onde a beleza de cerâmicas, da decoração, dos utensílios e do chá propriamente dito são valorizados ao máximo. Assim como é feito com o momento que estão vivendo – com serenidade, paz e todos os sentidos abertos à nova experiência.

“Tomo chás desde criança e adoro. Bebo mais chá do que água no meu dia a dia. Mas a cerimônia me encantou mais pela beleza, significado e tradição ali envolvidos do que pelo sabor propriamente dito. Talvez seja apenas uma questão de se acostumar com o sabor e textura característicos desse tipo.”

Nós do Mexido de Ideias também participamos de uma cerimônia em terras brasileiras e temos que confessar: O gosto do matcha, chá verde servido durante o ritual, é diferente ao que o consumidor está habituado e o estranhamento é natural. Mas o sabor e aroma são notáveis e não há como deixar de se encantar com tudo o que é apresentado.

É muito bom poder contar a história de alguém que presenciou uma autêntica cerimônia do chá. Se você também já viveu essa experiência, compartilhe com a gente, assim como fez a Maíra!

 

Por: Lucas Tavares

Fotos: Maíra Hanashiro

Bebidas

Chá verde com capim-cidreira e mirtilo

Mundo do café

A cerimônia do chá na história do Japão

A cerimônia do chá na história do Japão
Mundo do café

Conheça o Matcha, a bebida usada nas cerimônias do chá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *