Categorias: Mundo do café

Turcos arriscavam o pescoço por um gole de café

Quem diria que tomar café poderia colocar seu pescoço em risco? Era bem assim no tempo em que o Sultão Murad IV comandava durante o Império Ottoman, na Turquia. De acordo com a lenda, ele baniu o consumo de café, álcool e tabaco no século XVII, pois acreditava que essas substâncias eram malignas. Para ele, quem bebia café cometia uma ofensa imperdoável.

Fugir da insônia? Não! As pessoas naquele tempo tinham um motivo mais forte para evitar o cafezinho: um homem gigante com uma espada na mão. A ordem era: tomou café, cortem a cabeça. Consigo até imaginar a Rainha Vermelha do livro Alice no País das Maravilhas gritando “Offff the head!!”

A história que se conta até hoje é de que o sultão estava tão determinado a erradicar o consumo do café, que ele próprio se disfarçava com roupas de pessoas comuns. Assim, era mais fácil perseguir os crimonosos cafeinados pelas ruas de Istambul, com sua espada de aproximadamente 50kg. Quem era pego tomando café tinha a cabeça decapitada enquanto o bebia.

Mesmo com o tabaco, álcool e café banidos, registros contam que o grande sultão mão-de-ferro consumia os três e morreu por ter excesso de álcool no corpo. Morte irônica, não acham? “Felizmente” seu o sucessor era um pouco mais camarada. A punição para uma primeira ofensa era palmadas na sola do pé. A segunda vez que a pessoa era pega tomando café, era amarrada em uma bolsa de couro e jogada no rio.

E, mesmo correndo perigo de vida, as pessoas continuavam tomando café. Ainda bem que isso mudou, mas se não tivesse mudado… você perderia sua cabeça por um café?

Fonte e Imagem: Adam Cole / Site NPR

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024