Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Bolo de polvilho

O bolo de araruta trazido pela minha tia-avó, que sempre nos visitava, continua um mistério indecifrável! Já percorri os receituários da família e não consigo achá-lo.

O bolo de araruta trazido pela minha tia-avó, que sempre nos visitava, continua um mistério indecifrável! Já percorri os receituários da família e não consigo achá-lo. A araruta também desapareceu do mercado. Sites que prometem entregar a fécula terminam em emails que retornam sem achar o destinatário.

Receita de Bolo de polvilho

A lembrança do bolo desmanchando na boca, invariavelmente servido com café nas tardes da minha infância, se mistura com a saudade desses meus tios tão singulares. Tia Cândida era a irmã mais nova de minha avó materna. Na juventude conheceu tio Luiz, com o qual se casou no amor e na convicção política. Não tiveram filhos, coisa rara naquela geração. Militantes do movimento anarquista e colaboradores do jornal “La Battaglia”, segundo a lenda familiar parece que pegaram em armas.

Nunca imaginei nada parecido quando visitava sua minúscula casa numa vila operária no bairro do Brás que, de tão pequena parecia de bonecas. Havia rendas brancas sobre madeiras escuras, vasos de murano espalhados por tudo com cores inesperadas para aquele ambiente.

Quando morreram, herdei os exemplares do jornal anarquista, que doei para a biblioteca da FFLECH USP. Hoje, nem imagino como era fazer este bolo entre carabinas, perseguição política, lá estava ela, fazendo o bolo de araruta para compartilhar com a família.

A receita nunca apareceu. Essa que recriei é totalmente diferente. A textura do polvilho é muito mais elástica. Por ser uma nova versão, bem mais anarquista que a original, coloquei o que meu paladar mandou. Ficou interessante! Mas ainda hei de reproduzir a verdadeira e dividir com vocês o doce sabor com as não menos doces lembranças.

 

Ingredientes

• 4 ovos
• 3 copos de polvilho doce
• 1 sachê de cappuccino 3 corações de baunilha
• 1 colher (chá) de fermento químico
• 1 copo de leite
• ½ copo de requeijão
• 40 grs de manteiga
• 2 copos de açúcar
• Canela em pó para salpicar por cima

 

Modo de Preparo

Coloque o polvilho, o açúcar, o leite no liquidificador e bata por aproximadamente 4 minutos.

Acrescente o resto dos ingredientes aos poucos, exceto o fermento, batendo sempre.

Adicione o fermento e bata só para misturar. Asse em forma untada de furo no meio a 180ºC por aproximadamente 40 a 50 minutos.

Dica: se preferir o bolo mais incorpado, substitua 1 copo de polvilho por farinha de trigo.

5.091 respostas para “Bolo de polvilho”

  1. christina amorim disse:

    Fica bem macio e gostoso. Vou esperar mais receitas com polvilho, é um ingrediente que dá bastante leveza e combina bem com o café.

  2. Nara disse:

    Esse bolo me remeteu aos cheiro e sabores da infância…Café e canela, hummm delicioso..
    Nara

  3. Grace disse:

    O meu ficou parecendo um pão de queijo gigante.. ficou muito estranho 🙁

    • Olá Grace, tudo bem?
      Acredito que se substituir um copo de polvilho por farinha de trigo, a consistência fica mais macia. Você usou polvilho doce? O azedo às vezes dá essa consistência de pão de queijo.
      Escreva sempre,
      Abraços,
      Stela

  4. Maris disse:

    Gostaria de saber qual é a quantidade de açúcar. Na lista de ingredientes ela não é mencionada mas no modo de fazer pede-se para acrescentá-la. Obrigada. Att, Maris

    • Mexido de Ideias disse:

      Stela Morato:
      Desculpe a falha, realmente está faltando o açúcar na lista de ingredientes: são dois copos.
      Obrigada por escrever,
      abraços, Stela.

  5. Cleo disse:

    Encontro araruta numa feira perto de minha casa em Brasília. Os sequilhos são maravilhosos.

  6. Laura disse:

    só uma duvida é que não sou muito experiente na cozinha, só queria saber qual é a medida do copo?

  7. Charito disse:

    Gostei da receita, porém tenho uma pergunta, o aspecto quando você corta uma fatia do bolo, tem a cara de um bolo comum ou a cara de pão de queijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *