Receitas

Bolo Pé de Moleque

Herança de um amigo meu que mora em Olinda, Fernando Barros, recebi pela primeira vez esta receita que já tinha o café como ingrediente. Curiosa, comecei pesquisar sobre as influências que esta versão recebeu e “dei de cara” com o livro Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, de Gilberto Freyre. Nele, encontrei a receita original, a qual não usava o café.

Ainda passeando por suas páginas, fiquei intrigada com a importância do açúcar no Brasil colonial e descobri que a Capitania de Duarte Coelho (que deu origem ao Estado de Pernambuco) foi a primeira maior produtora de cana de açúcar do Brasil. Por sua riqueza e cultura européia, diversos atributos culinários foram agregados. Os habitantes, que não pertenciam à elite portuguesa, trouxeram diversos utensílios de cozinha sua bagagem. Essa mistura de “tecnologia de utensílios”, conhecimento da “doçaria conventual” (da Diocese de Olinda), elementos da cultura indígena e facilidade do trabalho escravo culminou numa excelente gastronomia pernambucana.

Acredito que, provavelmente no momento em que a República se instala no país e quando a capitania de Duarte Coelho se torna Estado de Pernambuco, o café entra na receita do bolo de pé de moleque. Claro que isso é uma suposição! Não posso provar historicamente. Afinal, essas receitas são passadas há gerações de mães para filhos e, segundo meu amigo Fernando num sigilo absoluto, numa tentativa de sempre ter a mais apetitosa e convidativa mesa da região, sem concorrências.

Hoje, ao alcance dos dedos, podemos perfumar nossa casa e adoçar nosso paladar com esse riquíssimo bolo. Vale a pena testar. Mandioca, café, açúcar e especiarias…parece que rodamos o mundo nesses sabores.

Fonte: Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil, Gilberto Freyre: Editora Global, 2007 (Recomendo!!)

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024