Receitas

Fettuccine ao café e limone

Só se aventure a preparar uma pasta em casa se você tiver braços fortes, muita energia e se estiver disposta a pagar o preço de seu tempo por um bom prato. É uma deliciosa aventura que pode ser compartilhada com pessoas queridas. Para essas fotos, contei com o auxílio luxuoso de minha mãe, craque no babado, e o fiel escudeiro Arthur, meu assistente. Ele se divertiu bastante cortando a massa; o que eu acredito desde criança ser uma atividade bem lúdica, quase terapêutica.

Transformar os ingredientes em massa, exige uma relação bastante gestaltica com o alimento. Colocar a “mão na massa” ou “hands one”, como dizem os americanos. Não ter medo de sujar as mãos ou de achar que não chegaremos ao ponto certo. É importante também desenvolver uma sensibilidade de tato para acrescentar mais farinha ou azeite para chegar ao ponto certo. Quem disse que a culinária é uma ciência exata?

As massas dependem de algumas condições como temperatura ambiente, umidade do ar, etc. A máquina de macarrão é imprescindível. Nossos ancestrais italianos chegavam na espessura certa só com o rolo e, muitas vezes, improvisavam com garrafas. O corte era feito dobrando a massa várias vezes e cortando com a faca. Nem pergunte como… outros tempos.

Essa receita foi garimpada na magnífica biblioteca de minha amiga Jussara na Toscana.
É do chef Gianfranco Vissani bastante popular na Itália. Recomendo seus livros de receitas. Ele foi colaborador de um programa de culinária do canal RAI e de muitas publicações jornalísticas sobre o assunto. O molho, confesso que modifiquei um pouco para adequar aos nossos ingredientes. Afinal, café, limão e creme de leite combinam muito bem! E agora, está pronto para essa nova jornada?

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024