Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Manteiga aromatizada com café

“Você só será perdoado por sua felicidade e seu sucesso, se generosamente consentir em dividi-los.” Albert Camus, 1956. É com essa pródiga frase que o chef István Wessel abre seu livro “Os Wessel – uma história sem cortes”

“Você só será perdoado por sua felicidade e seu sucesso, se generosamente consentir em dividi-los.” Albert Camus, 1956. É com essa pródiga frase que o chef István Wessel abre seu livro de memórias. A obra “Os Wessel – uma história sem cortes” compõe o trocadilho que seu inseparável senso de humor não resiste para falar sobre o ofício de cinco gerações de sua família: o corte e comércio de carnes. “Somos açougueiros. Em 1830, na Hungria, meu trisavô já vivia de seu próprio açougue”, conta.

Tive a felicidade de conviver com István por dois dias em meu estúdio durante a confecção de fotos para embalagens com cortes criados por ele, que seriam lançados no mercado em porções individuais. O domínio da técnica, a desenvoltura no manuseio e muitos outros segredos de como preparar a carne, ele generosamente dividiu comigo. Saborosos dias traduzem saudosas lembranças de aprendizado e degustação dos variados cortes, cada qual em seu ponto e perfeito sabor.

Ele ia recitando receitas e acompanhamentos. Sim, eram poemas para mim! Lembro-me de uma dica que vou compartilhar com vocês agora: como aromatizar manteiga com seu ingrediente preferido. Outras lições estão em seus inúmeros livros de receitas, imperdíveis para quem adora a boa mesa. Ele compõe a classe de chefs que escrevem muito bem, com um senso de humor tão afiado quanto suas facas. Seu livro de memórias é o meu preferido, pois conta uma história bem brasileira: a saga de famílias imigrantes que, com a acuidade de seu ofício, contribuíram para compor a riqueza de nossa culinária.

 

Ingredientes

• ½ pacote de manteiga com sal (temperatura ambiente)
• 1 cálice de café expresso
• 1 dente de alho
• ½ maço de hortelã bem fresca
• Pimenta do reino

Modo de Preparo

Num pilão, coloque a hortelã e o alho e amasse até ficarem desmanchados.

Acrescente a manteiga e o café, misture bem.

Depois de bem misturado, coloque o conteúdo num papel filme e enrole como um cilindro.

Amarre as duas pontas como uma bala e coloque por duas horas na geladeira. Corte em rodelas quando for usar (coloque em cima de sua carne preferida bem quentinha e deixar derreter).

Dica:
1 - Se não tiver um pilão use multiprocessador.
2 - Acompanha carnes e peixes.

5.091 respostas para “Manteiga aromatizada com café”

  1. Cintia disse:

    Hum..deve ficar uma delícia! estou adorando passear por aqui…obrigada por partilhar estes cheiros e sabores.

    • kellystein disse:

      Volte sempre Cintia! Não apenas para aprender receitas e dicas, mas também para conhecer curiosidades sobre o mundo do café também.
      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *