Deliciosa lembrança, dias antes do Natal os preparativos de minha família para o grande almoço do dia 25. Família italiana, o centro da comemoração, menino Jesus como símbolo sagrado, mas no ambiente profano a mesa farta de variadas iguarias.


Por vezes, o cabrito, lúdico animal de estimação, brinquedo de toda criançada acabava na mesa, degustado entre lágrimas e suspiros. Mas o que não esqueço é a “Zuppa Inglese”. Sobremesa, feita de pão de ló e biscoitos ingleses.

Sua origem é incerta, mas o nome vem da rica cozinha inglesa ‘Elizabetana’. É colorida por diversas bebidas e feita em camadas. Uma alegria para nossos olhos infantis: aromas, cores e sabores nunca antes navegados.

As crianças ajudavam na preparação, pois coisas simples como mergulhar as fatias dos biscoitos em licores exóticos e colocá-los devidamente ajustados, nos propiciava a mesma alegria que imagino hoje crianças montando bloquinhos de Lego.

Os biscoitos e o pão de ló eram acomodados em camadas tingidos pelos licores e a groselha acertava o tom. Vermelho. O que seria do mundo sem essa cor pulsante?

Mas digo tudo isso para explicar minha intenção em homenagear meu pai e todos os pais.

Aprendi essa receita com meus avós. Papai adora. Decidi verter para o português, modificá-la e acrescentar cappuccino, essa adorável bebida que caiu no gosto dos brasileiros e criar uma sobremesa que, certamente, agradará a todos.

Não é de fácil preparo, como não é fácil ser pai.

Eles merecem. Que você vá para a cozinha e dedique algum tempo de seu dia corrido para surpreendê-lo com uma adorável combinação de cores e sabores.

A “sopa inglesa” foi só uma referência. Propicio-me criar esta, com todo meu carinho de filha. Certamente todos os pais vão adorar.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024