Receitas

Rabanada de Cappuccino

Certa vez passei o natal em Portugal na casa de um amigo e ele se gabava, afirmando que sua mãe fazia a melhor rabanada (sobremesa feita com pão) de todos os tempos. Para mim, a história não era bem assim. Doce demais para meu gosto. Intrigada pela competição, como estava fazendo uma viagem por quase todas as regiões de Portugal, decidi conferir as receitas de rabanada em cada lugar que passava. Conclui que todas as mães portuguesas fazem a melhor rabanada de todos os tempos, de acordo com seus respectivos filhos… é claro!

Aprendi também que esse doce natalino varia com os ingredientes da região. Na região do Minho, por exemplo, as fatias de pães são molhadas no vinho verde. No Porto, obviamente, utiliza-se o vinho do Porto. Nota-se que a receita é decididamente uma “obra aberta” e com muitas versões. Por isso, fui direto à fonte para encontrar uma bem simples e saborosa: o blog português PTITCHEF. Não só me deparei com mais de 150 receitas, como me deliciei com os textos postados pelos nossos irmãozinhos europeus, os quais praticam um senso de humor insuspeitado com uma ingenuidade singela.

Muitas vezes, as receitas começam assim: “corte um cacete (nome do pão) de véspera…”. Os outros títulos da rabanada também são poéticos: fatia dourada, fatia de parida. O engraçado é que se pode utilizar inúmeros preparos: assada, no vapor, light (hein?), recheada, salgada, mas nenhuma com cappuccino!

Valeu experimentar, pois ficou deliciosa. A origem desta receita está no livro de Apicio e nos EUA é chamada de French toast. Feita com pão de forma, de francesa só se tem nome. Parece que Joseph French, um dono de taverna em Albany criou a versão americana em 1724. Vai saber…No entanto, só os portugueses e alguns brasileiros a elegeram como quitutes de Natal.

 

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024