Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Sambayón: tango do zabaione com cumaru e café

Para elaborar este tango gastronômico, a chef Luana Budel se inspirou em ingredientes que normalmente não são vistos numa receita de zabaione: cumaru e amaranto.

Para elaborar este tango gastronômico, a chef Luana Budel se inspirou em ingredientes que normalmente não são vistos numa receita de zabaione: cumaru e amaranto. Muita gente nem sabe o que são ou como podem ser aproveitados na cozinha. Foi por isso que AMEI a proposta dela!

O mais legal de tudo é que, junto com a receita, também recebi algumas lições sobre nossa cultura. Você sabia, por exemplo, que as sementes de cumaru são utilizadas pelos povos amazônicos há séculos? “Elas são mantidas em água-ardente e empregadas em caso de mordedura de cobra, cortes, contusões, constipação, reumatismo e para lavagens”, explica.

Sempre aprendo algo novo com as descobertas e projetos que ela compartilha via twitter e em seu blog. Foi com ela, por exemplo, que entendi que uma comida saudável e vegetariana não precisa ser necessariamente sem graça. Ela deixa isso bem claro em sua página do facebook: “cozinha saudável gourmet: evoca um ideal contemporâneo à culinária naturalista. Aqui os vegetais e alimentos integrais são destaque por priorizar o que eles têm de mais importante, seu alto valor nutricional.

Por mais estranheza que o nome da receita pode causar, ela é fácil e gostosa. Se você tiver dificuldades para encontrar certos ingredientes, a Luana já deu o caminho das pedras.
1 – As sementes de cumaru podem ser encontradas na loja de especiarias Bombay.
2 – O ágar ágar, também conhecido como kantem, é vendido em lojas de produtos naturais e orgânicos. No bairro Liberdade (SP), ele pode ser encontrado como gelatina japonesa feita de alga.
3 – Loja de orgânicos e supermercados que vendam produtos orgânicos comercializam o amaranto.

Agora é só experimentar e mudar a rotina de suas sobremesas. Tenho certeza que você vai adorar!

Receita de Sambayón: tango do zabaione com cumaru e café
Tempo de preparo: 2h30min
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
Creme Zabaione
4 gemas caipiras
5 colheres de sopa de açúcar demerara
Raspas de semente de cumaru

Cubinhos de café
2,2g de agár agár
250 ml de café coado adoçado

Pipoca de amaranto
1 colher de sopa de amaranto

Modo de Preparo:
Creme Zabaione
Bata os ingredientes deste creme sem parar e em banho-maria até o creme clarear e engrossar. Deixe esfriar.

Dica: Muito cuidado com a quantidade de raspas de semente de cumaru, pois ela é forte!

Cubinhos de café
Misture o café com o pó de agár agár e ferva por aproximadamente 3 minutos. Coloque em uma forma pequena quadrada e leve para a geladeira para endurecer. Quando estiver pronto, corte em cubinhos.

Pipoca de amaranto
Coloque o amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar oleo). Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca e pronto! Esse processo deve durar de 10 a 30 segundos aproximadamente.

Montagem da sobremesa
Em pequenos copos de cachaça, coloque a primeira camada de cubinhos de ágar ágar. Depois, coloque o creme zabaione e, para finalizar, coloque a pipoca de amaranto. Se quiser, coloque flores comestíveis para dar um toque especial.

Imagem: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *