Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café – amigo da digestão

Diversas pesquisas apontam os benefícios da ingestão de café, confira mais um!

Quando o assunto é digestão, sua fama de vilão ganhou força principalmente por ser relacionado de maneira equivocada a problemas do sistema digestivo. Por isso, não é difícil imaginar sua exclamação ao ler o título deste post: “Amigo da digestão?!!!”. Isso mesmo! Ao contrário do que se pensa o café (com ou sem cafeína) estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão. De acordo Dr. Darcy Ribeiro Lima médico e escritor (autor do livro 101 razões para tomar café), outras substâncias saudáveis podem ser encontradas no café. Dentre elas estão os antioxidantes (leia mais em Café Rejuvenesce), altos níveis de fibras dietéticas (5 a 20% do peso do café em pó) e pectina (fibra comum em vários alimentos como batatas e ameixas que ajuda a lutar contra o câncer).

O que poucos conhecem é que o café não causa ou desencadeia doenças como esofagite, gastro-esofágico, gastrite ou úlcera. A bebida só não é recomendada para as pessoas que já possuem estas patologias, por estimular os movimentos gástricos, podendo intensificar os sintomas de quem já os têm.

Portanto, se você não apresentar sintomas de doenças no sistema digestivo, sua xícara de café depois do almoço está garantida.

Saúde

Cafeína no combate do Alzheimer e do Parkinson

Saúde

As vantagens do café para quem pratica esportes

Saúde

Tome café, a saúde agradece!

14 respostas para “Café – amigo da digestão”

  1. Jennifer disse:

    Obrigada pela reportagem, pois eu também tinha uma "má impressão" do café, sendo que na verdade ele é quase sempre um aliado.

    • Kelly Stein disse:

      Você não é a única a pensar assim, por isso é importante esclarecer. O café só não é indicado para as pessoas que JÁ apresentam algum problema no sistema digestivo… mas ele não causa nada.
      Espalhe a notícia e indique este post para seus amigos 😉
      Saudações cafeeiras =D
      Até a próxima.

    • eumesmo disse:

      Se o é, uso 3 coisas para a digestão, bolachas integrais com alto teor de fibra, broculos e café, nunca tenho prisão de ventre, e o café, não consigo beber um sem ir…Obrar..

  2. Raquel C. Andrade disse:

    Fiquei muito feliz com esse texto!!! como no primeiro comentario, eu imaginava que o café fosse, talvez, um vilão da digestão, e não o contrário… muito bom saber!!!
    =)

  3. kellystein disse:

    Olá Camila,
    Por muitos anos o café sofreu (e ainda sofre) por diversos preconceitos. Atualmente, existem muitos estudos no Brasil e no exterior que visam provar cientificamente tudo que se fala sobre a bebida. Recentemente, convidamos um médico pesquisador do Incor para esclarecer este tipo de dúvida e os programas serão publicados na TV Mexido durante o mês de maio. Acompanhe nossa programação e tire suas dúvidas sobre o café e a saúde.
    Obrigada pelo comentário e esperamos que as entrevistas com o Dr. Bruno Mioto sejam bem produtivas 😉 Até o próximo programa!
    Abraços cafeinados…

  4. Simone disse:

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber se o café mesmo digestivo, se a gente pode tomá-lo logo depois do almoço?

    • kellystein disse:

      Olá Simone! Como o artigo acima afirma, o café é ótimo para tomar depois do almoço. A bebida "estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão".

  5. edenir wegner disse:

    obrigada pela dica amo cafê e sempre tinha medo que podia ser ele a causa da minha má digestão …

  6. Monique disse:

    Bom, informação nunca é demais… então espero colaborar. ;))

    O café não é recomendado pra quem tem problemas de estômago por estimular a secreção de ácido gástrico… (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942012000300011)
    Além disso, é bom evitar consumir com leite ou após as refeições, pois ele aumenta a excreção de cálcio e ferro. (http://www.unimedlondrina.com.br/cliente/canais/saude-todo-dia/08/05/2013/cafeina-prejudica-a-absorcao-do-calcio/)

    E aqui vão mais algumas informações legais… http://www.unimedlondrina.com.br/cliente/canais/s

    😉

  7. Larissa disse:

    O café prende ou solta o intestino?

  8. Meg disse:

    Fiquei feliz com a notícia… Vi semana passada no Globo Repórter! Mas a dica do cafezinho depois do almoço não parece boa ideia. Já li que o café dificulta a absorção do ferro pelo organismo quando consumidos praticamente juntos. Então, se comemos um feijãozinho, não é bom logo depois tomar café 😉

  9. TradBr disse:

    A matéria mais elucidativa que li sobre o café. Parabéns !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *