Categorias: Saúde

Café – amigo da digestão

Quando o assunto é digestão, sua fama de vilão ganhou força principalmente por ser relacionado de maneira equivocada a problemas do sistema digestivo. Por isso, não é difícil imaginar sua exclamação ao ler o título deste post: “Amigo da digestão?!!!”. Isso mesmo! Ao contrário do que se pensa o café (com ou sem cafeína) estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão. De acordo Dr. Darcy Ribeiro Lima médico e escritor (autor do livro 101 razões para tomar café), outras substâncias saudáveis podem ser encontradas no café. Dentre elas estão os antioxidantes (leia mais em Café Rejuvenesce), altos níveis de fibras dietéticas (5 a 20% do peso do café em pó) e pectina (fibra comum em vários alimentos como batatas e ameixas que ajuda a lutar contra o câncer).

O que poucos conhecem é que o café não causa ou desencadeia doenças como esofagite, gastro-esofágico, gastrite ou úlcera. A bebida só não é recomendada para as pessoas que já possuem estas patologias, por estimular os movimentos gástricos, podendo intensificar os sintomas de quem já os têm.

Portanto, se você não apresentar sintomas de doenças no sistema digestivo, sua xícara de café depois do almoço está garantida.

Deixe seu comentário
Share

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024