Crême Brûlée com café

A grande virtude do creme brulée é a brincadeira de quebrar a casquinha crocante do açúcar caramelizado feito gelo em cima de um lago. Atravessar heroicamente a dura camada com a colher e encontrar o creme. Saborear a textura aveludada com a crocância da casquinha de açúcar não tem preço!

Creme brulee1   Crême Brûlée com caféA autoria da receita é disputada por franceses, espanhóis e ingleses. Mas vamos dar o crédito aos franceses, afinal, o nome consagrado é decididamente francês: creme brûlée (que na tradução, significa creme queimado), com direito a todos os acentos que a língua emprega.

O primeiro registro da receita encontra-se no livro de François Massialot de 1691, cozinheiro de Felipe de Orleans. Hoje é fartamente encontrada no cardápio de muitos restaurantes europeus. Essa, do post de hoje, saboreei num pequeno restaurante na região da Toscana usando expresso no creme e pó de café na superfície por baixo do caramelo de açúcar.

Os italianos adoram agregar ingredientes queridinhos em receitas consagradas e, como sabemos, eles são grandes amantes do café. Os franceses que me desculpem, mas acho que lá estava o tantinho de sabor que faltava para mim na monótona receita original, o café. Vamos apostar?

Receita de Crême Brûlée com café

Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

Creme brulee2 300x185   Crême Brûlée com café

500 ml de creme de leite fresco
5 gemas
75 gramas de açúcar
1 xícara de café espresso
1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher (chá) de café moído
4 colheres (sopa) de açúcar para caramelizar


Modo de Preparo

Creme brulee3 300x185   Crême Brûlée com café

Em um bowl, misture bem as gemas e o açúcar.


Creme brulee4 300x185   Crême Brûlée com café

Acrescente o creme de leite, mexa bem e peneire.


Creme brulee5 300x185   Crême Brûlée com café

Adicione a baunilha e o expresso. Coloque em forminhas e leve ao forno (100ºC) por aproximadamente 45 – 60 minutos ou até o creme ficar firme. Retire e deixe esfriar.

Polvilhe um pouco de pó de café em cima do creme e depois coloque açúcar cristal. Caramelize, com colher quente ou maçarico.

 

 

Dica:

1 – Se não tiver maçarico, esquente uma colher de sopa e coloque em cima do açúcar cristalizado para caramelizar. Repita a função até endurecer toda superfície.

Escrito por em Calor, Doces e sobremesas, Festividades, Fim de Semana, Receitas, Receitas com Café

Tags: , , ,

Deixe seu comentário

Patrícia:

Passei para dizer um oiii....estou visitando o cantinho de todos que participaram do encontro gourmet...quanta coisa se pode fazer com caféeee...viw, preciso urgente comprar um maçaricoo...outro dia tentei fazer esse creme usando o forno...não deu nada certo, rs!! Bjsssss

    kellystein:

    Seja bem-vinda Patrícia!! Infelizmente não conseguimos nos encontrar no Encontro Gourmet, mas vamos nos ver na próxima edição ;) Abraços e volte sempre para tomar um café conosco!

« Voltar



Receitas


Receba nossos posts por email!

SEU EMAIL:





Histórias em xícaras

Queremos conhecer a sua xícara e contar sua história. Participe do nosso museu!

Envie sua foto
Sobre o Mexido

Um cantinho gostoso para tomar um bom café e testar uma boa receita. É isso que o Mexido de Ideias quer oferecer para seus leitores. Em nosso cardápio, temos informações expressas para quem não tem tempo; cappuccinos de curiosidades para amantes da bebida e muita troca de experiências para aqueles que dispõem de tempo para saborear uma boa xícara de café e ver a hora passar.

Conheça toda a equipe
Arquivo de posts