Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Dicas práticas para a sua cozinha #14 – Barista Rafael Godoy

Vamos falar de dicas de café? Afinal, segredinhos das xícaras também são bem-vindos na cozinha, não é mesmo?

Você já experimentou tomar café e comer pedaços de queijo ao mesmo tempo? Muitos chegaram perto desta combinação com o mineirinho pão de queijo, mas o atual campeão paulista de baristas, Rafael Godoy, sugere comer o queijo propriamente dito. Ele explica que alimentos salgados permitem que o paladar sinta melhor os açúcares do café. Para quem nunca tentou, fica a dica!

Geralmente publico dicas práticas dedicadas às caçarolas nesta coluna, mas decidi inovar no post de hoje. Vamos falar de café! Afinal, segredinhos das xícaras também são bem-vindos na cozinha, não é mesmo? Vamos a elas.

Sempre aqueça sua xícara antes de colocar o café. Assim, não haverá um choque térmico e a bebida se manterá quente por mais tempo.

Prepare a quantidade de café que vai consumir até no máximo em 20 minutos. Isso evita que ele perca seu aroma entre outras características.

Valorize sua xícara usando água mineral ou a mais límpida possível para fazer seu cafezinho. Lembre-se que mais de 90% do que se toma é água, os outros 10% são os grãos.

Sempre dê preferencia para os leites frescos quando misturar com café, pois eles sempre trazem um sabor extra.

E para quem sempre guardou o café na geladeira, a surpresa! Não é recomendável mantê-los em ambientes refrigerados, “pois mudanças bruscas de temperatura podem danificar/afetar algum fator do café”, explica. Sempre os armazene na própria embalagem e dentro de um pote hermético para evitar que ele absorva luz, humidade e aromas. “Ninguém quer um café sem aroma ou com cheiro de peixe ou feijão!”.

7 respostas para “Dicas práticas para a sua cozinha #14 – Barista Rafael Godoy”

  1. ruston disse:

    Tenho visto o site constantemente e parabens pela qualidade e producao.
    convido vcs a participarem do clube do cafe em http://www.clubedocafe.net ou http://www.cafe.com.vc e do nosso forum.clubedocafe.net que conta desde o inciante ao profissional do cafe.
    sera um prazer te-las em nosso forum.
    mais uma vez parabens
    Ruston
    ps. se este nao for o espaco deste meu comentario, fique a vontade para apaga-lo.

    • kellystein disse:

      Olá Ruston!
      Obrigada pelas palavras! Adorei a ideia de participar do fórum, mas quando tentei deixar um comentário… não consegui =/

      Será que é um problema técnico ou o problema é a peça na frente do computador?! hahaha De qualquer forma, se você puder indicar nosso conteúdo (dicas e vídeos) no fórum…seria bem legal 😉

      Seja bem-vindo e obrigada por mexer ideias conosco.
      Abraços,
      Kelly

  2. Edu Viana disse:

    A dica do Rafael Godoy é tão boa quanto a harmonização com brigadeiros sugerida aqui no site. Como sempre testei os dois hehehe… muito bom, mesmo não conhecendo de queijos ficou bom, acredito que se escolher o queijo certo com o café certo ficaria muito melhor.

    Abraços

  3. Édina Carvalho disse:

    Oi pessoal, bom dia!

    Amo café desde criança e agora que ja cresci vou abrir uma cafeteria. rsrsrsr brincadeira com verdade para descontrair !!! Vou sim. E gostaria que me ajudassem, estou buscando informações sobre maquinários, o que não pode faltar numa cafeteria, enfim, tudo sobre montar uma cafeteria. Meu e-mail é edinacarvalho1972@hotmail.com
    Grata,

    Édina Carvalho

    • kellystein disse:

      Olá Édina, tudo bem?
      Primeiramente, obrigada pelo comentário.
      Montar uma cafeteria com cafés de qualidade e infraestrutura bacana é realmente um desafio, que exige muito preparo. Antes de mais nada, sugerimos que você faça alguns cursos. Este conhecimento pode lhe ajudar tanto na parte de criação de carta de cafés quanto no treinamento dos funcionários.

      Sobre maquinário, o desafio é maior ainda. Infelizmente, não temos este conhecimento. O ideal é que você procure um consultor para lhe orientar melhor 😉
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte em sua jornada cafeinada!
      Abraços,
      Kelly

  4. rosimeire dos santos disse:

    Boa tarde eu gostaria de sabe como que eu Faso pra adquiri essa caneca maravilhosa de gato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *