Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Você já ouviu falar do Café Mustela?

A produção deste tipo de café depende basicamente do apetite de um mamífero da família dos furões, também conhecido como Mustela.

A produção deste tipo de café depende basicamente do apetite de um mamífero da família dos furões, também conhecido como Mustela. O Weasel Coffee, como é chamado no mercado externo, parte do mesmo princípio da produção do café Kopi Luwak e do nosso brasileiríssimo Jacu Coffee: aproveitar as enzimas do sistema digestivo de animais para maximizar os sabores do grão de café. Neste caso, a única diferença é bicho e o local onde são produzidos.

Enquanto o Kopi Luwak é feito na Indonésia pelo mamífero Civeta; o Jacu Coffee é feito no Espírito Santo (Brasil) pelo pássaro Jacu, o qual era considerado vilão dos cafezais antes desta descoberta. A ideia de aplicar a mesma técnica em outro animal, o mustela, surgiu recentemente em uma fazenda da na província de Son La, no Vietnã. Depois de testes, ficou comprovado que o café era realmente de qualidade e poderia ser comercializado. Feliz da vida, o produtor Dinh Cong Hiep só contabiliza os lucros. Para se ter uma ideia, o valor de 500gr do café Kopi Luwak pode chegar a US$ 600!

O processo de produção é o mesmo nos três casos citados acima: o bichinho come as frutas maduras do cafeeiro. O café ingerido sofre mudanças com a ação das enzimas do estômago desses animais. Depois que ele “libera” o os grãos em suas fezes, ele é tratado, higienizado, torrado e vendido.

Quem imaginaria que um simples animal poderia mudar tanto um café?

Fonte e imagem: G1 e Reuters, respectivamente.

2 respostas para “Você já ouviu falar do Café Mustela?”

  1. Marinela Pereira disse:

    Kelly, enviei um texto no artigo da Patrícia-Frutos do Café-no espaço para comentários,mas algumas pessoas descobriram meu contato e estou me pedindo sugestões, como seu eu fosse especialista em café,gostaria que ele fosse retirado do site.Como você é a jornalista, acredito que é a pessoa competente para tomar tais medidas.
    Agradeço sua atenção.

    Marinela Pereira

    • kellystein disse:

      Olá Marinela!
      Compreendo sua preocupação e pretendo tirar seu artigo, conforme sua solicitação.
      Para tanto, preciso que você encaminhe o link deste artigo, pois não estou achando aqui.
      Depois de seu retorno, apagarei seu comentário 😉
      Obrigada!
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *