Categorias: Cultura

A juta e o artesanato

Qual o destino da juta depois que seu uso é dispensado pela indústria cafeeira? Ela se torna inútil? Imagine um milhão de sacas indo para o lixo mensalmente? Felizmente, isso não acontece e muito desta matéria prima é encaminhada para mãos habilidosas de artesãos e, assim, o sustento de mais famílias é garantido.

Durante conversas sobre a juta, descobri um projeto que realmente chamou atenção. Com o nome Estopas e Retalhos, ele atende aproximadamente 30 famílias de Fortaleza (CE) e é possível por meio de uma parceria entre a Fundação Raimundo Fagner e o Grupo 3corações. Lá, as mães das crianças que são atendidas pela fundação trabalham no processo de transformação das sacas em embalagens promocionais em outros produtos. O processo de transformação ocorre de forma artesanal e tem como objetivos, restaurar a dignidade e a cidadania dessas pessoas através do trabalho. Para se ter uma ideia, a produção de 2008 atingiu 130 mil embalagens e foi destinada a diversos eventos culturais, sócio-ambientais e pedidos de empresas privadas.


Foto: divulgação

Já vi juta em artigos de moda (bolsas, pulseiras, brincos, saias, etc), em decoração de escritórios e casas (toalhas de mesa, capa para liquidificador, flores artificiais, entre outros), em embalagens de presentes e até em móveis. E o resultado não é ruim. Tem muita coisa bonita e gente fazendo dinheiro com estes artigos! Inclusive, vi um post do blog Espresso Perfeito que mostra bolsas lindas feitas com este material.

Descobri recentemente como a juta é feita e mostrei tudo aqui. Se você conhece algum artesão que trabalha com este material, conte para gente e nos ajude a divulgar o trabalho dessas pessoas!

Foto: Blog Espresso Perfeito

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024