Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Café em forma de arte

A primeira vista parece couro, mas não é. A artesã Junia Diniz Lopes utiliza filtro de papel e borra de café para produzir suas peças. Conheça o trabalho dela.

Se você olhou a imagem deste post e pensou que trata-se de artesanato feito com couro, enganou-se. Como sempre, o assunto de ordem aqui é café. A partir de agora teremos um espaço para divulgar o trabalho de pessoas que utilizam o café como arte. E, confesso, há objetos super interessantes e muita gente boa produzindo arte com o café como matéria prima.

………………………………

Assim que se aposentou, a funcionária pública mineira Junia Diniz Lopes foi morar no Espírito Santo. O artesanato tornou-se a nova atividade exercida por ela.  Na ocasião, Junia bordava, mas com uma amiga aprendeu a técnica de aplicação de filtro de café em objetos.

O marido sempre consumiu bastante a bebida. Com o tempo, ela percebeu que o filtro de papel utilizado em casa ficava com uma tonalidade semelhante ao couro. A partir daí, passou a reutilizar o filtro e a borra do café em trabalhos artesanais.

A borra do café é utilizada para texturizar desenhos, como você pode observar os elefantes na tampa da caixa na imagem.

Com o aumento da produção, Junia conta agora com a comunidade, pois o material que utilizava em casa não dava para todas as encomendas. Assim, ela convenceu vizinhos e amigos a trocar o coador de pano pelo filtro de papel e doá-lo para ela após a utilização, ainda com a borra do café.

Em meio a todo o trabalho, Junia ainda desenvolve um projeto social, pois para pessoas de baixo poder aquisitivo ela doa os filtros de papel, o pó e as capacita para o processo da secagem do filtro, que antecede à produção . A intenção da artesã é arranjar parceiros para doarem filtros de papel e pó de café para pessoas carentes.

Hoje, ela e a amiga são sócias e trabalham juntas num atelier produzindo diversas peças como caixas, agendas, bolsas, porta retratos, entre outros objetos.

………………………………

Se você conhece o trabalho de algum artesão que também utiliza o café como arte, tire foto, conte a história e mande para que eu possa divulgar aqui no Mexido de Ideias. Tem muito artista que não tem o trabalho conhecido por falta de oportunidade. Que eu possa então, aqui, criar este espaço.

Cultura

Artesanato de Páscoa com filtros de café

Mundo do café

Retrospectiva Mexido 2011

Cultura

Artesanato: recicle seus filtros de café usados

26 respostas para “Café em forma de arte”

  1. Mª Isabel Marti disse:

    Parabéns, pela oportunidade de mostrar trabalho de artistas desconhecidos mas com talento. Este mexidodeideias mexe mesmo.

    Isabel Martins

    • Carla Coutinho disse:

      Obrigada, Maria Isabel! O espaço para artesãos está aberto. A partir de agora publicaremos muitos trabalhos por aqui. Obrigada pela dica sobre o trabalho da Júnia. Sempre que souber de algo elaborado com café, principalmente o trabalho de pessoas que transformam café em arte, entre em contato para que eu possa publicar no Mexido.

      ; )

  2. Júnia Diniz R disse:

    Gostariamos de agradecer a oportunidade de divulgar nosso trabalho, é muito difícil para o artesão ter seu trabalho reconhecido e divulgado. Esperamos que as através desta oportunidade, possamos conseguir novos parceiros. Muito obrigado a todos que contribuiram para esta publicação. Júnia

    • Carla Coutinho disse:

      Júnia, o seu trabalho é maravilhoso! Espero que a gente consiga ajudar de alguma forma. Eu, que sou apaixonada por artesanato e, inclusive, tenho uma mãe que faz um trabalho super interessante também, vou sempre divulgar por aqui o trabalho de vocês artesãos. Se souber de mais pessoas que transformam café em arte, por favor, entre em contato comigo para que eu possa divulgar outros trabalhos.

      Parabéns!

      ; )

    • Zuzu Ferreira disse:

      Júlia Diniz. Repliquei suas fotos em minha página. Com o seu nome. Uma pessoa quer saber como aprender a sua técnica…Teria como me mandar contacto ou link? Você tem perfil no Facebook. Agradeço a sua atenção e parabéns pelo maravilhoso trabalho.

    • Zuzu Ferreira disse:

      Poderia me dar um contato seu? Obrigada.

  3. Rejane Almeida Siva disse:

    Parabéns pelo trabalho destas grandes artistas. Admiro o trabalho e a dedicação de vcs.

    Muito sucesso, que Deus as abençoe nesta jornada. Rejane

    • Carla Coutinho disse:

      O trabalho das artesãs é realmente maravilhoso, Rejane! Obrigada por entrar em contato com a gente. Fico feliz de verdade e espero que continue gostando do Mexido de Ideias, que terá cada vez mais novidades.

      ; )

  4. […] de falar aqui sobre o trabalho da Junia, descobri a Valdete Almeida, do município de Rio Novo do Sul. Desde 2004, ela e a família […]

  5. Lúcia disse:

    Maravilhoso este trabalho com o filtro de café, curiosa que sou!

    Gostaria de dicas; como trabalhar com a borra.

    beijos.

  6. artemiza disse:

    como é possivel aprender a fazer essa caixinha? tem algum video explicando?

    • Kelly Stein disse:

      Bom dia Artemiza e Lúcia!
      O trabalho dessas pessoas deve ser mais valorizado mesmo e ficamos contentes com o interesse de vocês.
      Não podemos ajudar com detalhes mais específicos, por isso, sugerimos encaminhar suas dúvidas para a própria artesã Júnia (juniadiniz@terra.com.br). Tenho certeza que ela ficará feliz em ajudar.
      Boa sorte! Qualquer coisa, estamos aqui 😉
      Abraços!

  7. kellystein disse:

    Claro que é possível!! É só entrar em contato com a própria artesã Júnia (juniadiniz@terra.com.br) para mais informações. Boa sorte 😉

  8. @medinagreem disse:

    a minha esposa trabalha em escola de tempo integral,e escola da familia e gosta muito de reciclar ela so trabalha com isso, na escola e quer aprender a tecnica da borra do café é com cola que mistura para dar aquele efeito, lindo iqual o seu o e´mail dela é marri.medina@hotmail.com, manda para o e-mail dela para ela aprender, ela adorou esse trabalho

  9. kris disse:

    incrivel…….estava fazendo cafe esta manha,e jogue o filtro fora, mas nao sei porque voltei atras,entao pensei que era mania de artesao guardar tudo,nao sei desfazer das coisas sem aproveitar bem, entao tirei do lixo dobrei e guardei,agora estou liendo sobre o assunto dos filtros entao entendi que tudo sem esxcesso,tem funcao,obrigada pela ideia,beijos a todos……….

  10. renata ventura disse:

    amei seu trabalho.

  11. Gláucia Oliveira disse:

    Muito lindo o seu trabalho, eu também utilizo o filtro para fazer artesanato, só não sabia o que fazer com a borra, a sua ideia é ótima. A borra tem que passar por algum tratamento? Um abraço.

    vc

    dava para vc me explicar a téci

    • kellystein disse:

      Olá Gláucia!
      Recomendamos que a borra do café não tenha açúcar. Ou seja, não faça café adoçado para evitar que insetos sejam atraídos para suas peças de artesanato.
      Abraços!

  12. Tania disse:

    Mto interessante seu trabalho, Junia. Parabéns pela criatividade ! Gostaria de saber se vc ministra algum curso on line e como entrar em contato além do seu e-mail.

  13. maria disse:

    Oi meu nome é Maria, tmbm faço artesanato com coador de café, gostaria d saber como fazer o pontilhado apreentado acima na bolsa (c/ elefantes). Abraço.

  14. Carmen Rigotti disse:

    Amei , Muito obrigada e muita luz.

  15. Regina disse:

    Adorei os trabalhos e as ideias de aproveitar a borra. Estou juntando os filtros, porém lavei uns e ficaram muito claros, os outros eu sequei e passei um pincel, porém não sei como utiliza-lo. Alguém pode me ajudar? E como utilizar a borra?
    Bjs.

  16. Manuela Santos disse:

    Olá sou de Portugal e também trabalho com filtro de café, parabens pelo seu trabalho
    Bjs

  17. Ádua Régia disse:

    Gostaria de saber como fazer a peça ficar com essa impressão de couro esses riscos brancos, já vi muito trabalho com filtro de café , mas esses são os mais lindos de todos. Se não for pedir muito poderia me enviar como dar esse efeito a peça? Agradeço desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *