Categorias: Cultura

Eu Como Cultura: Mais destaque à gastronomia nacional

Por que não reconhecer que, assim como filmes, livros e músicas, a comida brasileira também é dona de relevância cultural? Essa é a questão levantada pelo Instituto ATÁ, do chef Alex Atala, no projeto Eu Como Cultura. O objetivo primordial da iniciativa é atestar a gastronomia nacional como essencial nuance de nossa rica e vasta história.

Para chegar lá, o Eu Como Cultura precisa atrair 1 milhão de assinaturas em uma petição pública para alavancar a aprovação do Projeto de Lei 6.562/13 (Gabriel Guimarães, PT-MG) no Congresso Nacional. Esse projeto coloca regras claras para que a gastronomia consiga captar recursos culturais por meio da Lei Rouanet – que já promove avanços no cinema, teatro e literatura, entre outros.

Se aprovado, o Projeto de Lei permitirá mais investimentos na área de pesquisas voltadas às práticas gastronômicas. Isso significa, entre outras melhorias, mais publicações sobre esse tema, além do aumento dos estudos sobre ingredientes típicos nacionais. A ideia é bem bacana e já conta com o suporte de diversas empresas, como a TRES, que já atestou seu apoio total ao projeto.

Se interessou e quer participar? Para sua assinatura ter valor legal, é preciso imprimir este arquivo, assiná-lo e enviá-lo ao Instituto ATÁ pelo correio. Acesse o site do Eu Como Cultura para saber mais e fazer a sua parte.

Afinal, gastronomia também é cultura!

Por: Lucas Tavares

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024