Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Pingado

Um dos itens mais pedidos em padarias e lanchonetes, o pingado faz sucesso entre os clientes.

Por Carla Coutinho

Ainda não eram 6h40 da manhã quando parti para a padaria do meu bairro. Como sempre, várias pessoas já se aglomeravam no balcão para apreciar o café da manhã que, por mais que deveras corrido, nada menos necessário. E nesta padaria posso dizer: entra e sai gente o tempo inteiro.

O pouco tempo que se observa, não é difícil notar: o tradicional café com leite, também conhecido como pingado, é um dos mais pedidos. Eu, claro, pedi o meu para acompanhar a clientela local enquanto conversava com o Márcio, o simpático atendente.

Nesta padaria saem em média 260 pingados por dia, sendo que pela manhã o movimento é bem maior que nos demais horários – média feita pelo atendente. Ele me contou sobre clientes fiéis, como o “seu Miguel”, desses que não precisam chegar até o balcão para fazer um pedido, mas ao entrarem na padaria os próprios atendentes já começam a preparar “o de sempre”.

Para acompanhar o pingado, o clássico pão na chapa de todas as “padocas”, o que posso chamar de dupla perfeita. Para mim, ao menos, dos melhores acompanhamentos. Um cliente pede o tal canoa (pão com manteiga), outro já prefere um saboroso pão com presunto e queijo para acompanhar.

Bem, confesso que tomei dois pingados só neste estabelecimento, porém, um o Márcio preparou com todo o capricho, incluindo grãos de café para uma boa apresentação do pedido. Coisas que um “click” da câmera causa. Assim, precisei pedir o original, servido muitas vezes em copo americano, para não fazer feio.

De qualquer forma, nem só nas padarias o pingado faz sucesso. Em bares e lanchonetes há até promoções do indispensável café com leite, com sugestão de acompanhamento diferenciado. Na lanchonete do Vladimir, como é conhecida, o pingado também faz sucesso, principalmente por ser em frente a um terminal de ônibus, passagem de trabalhadores que, às vezes na pressa e pelo horário da madrugada, preferem sair de casa sem se alimentar e tomar o café da manhã ao se aproximar do trabalho.

Verdade que sempre que passo em frente a padarias, lanchonetes e bares reparo as pessoas que estão lá dentro. Sempre tem gente tomando café. Desta vez, pra falar de pingado, passei a observar copos de café com leite e seus acompanhamentos, a rotina das pessoas: o pingado, com ou sem acompanhamento, realmente é sucesso garantido!

Receitas

Café Gelado com Sorvete Fácil de Fazer

Harmonização com Café

Harmonização: Cafés e chocolates para a Páscoa

Bebidas

White Russian

Uma resposta para “Pingado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *