Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A cerimônia do chá na Rússia

A Rússia também tem uma cerimônia para chamar de sua. Conheça o ritual do chá no país e a história da bebida em terras russas.

A Rússia, um país consumidor de chás? Você pode nem imaginar, mas cerca de 80% da população do país gosta da bebida. O local também é produtor e possui até uma cerimônia própria, além de um jeito diferente de tomar o líquido. Conheça como é a relação dos russos com as infusões!

Os chás fazem parte até da cesta básica russa, tamanha é a importância do produto. Desde 1600, quando dois embaixadores trouxeram as primeiras folhas ao país, a bebida passou a ser difundida por todas as áreas.

Segundo a pesquisa feita pelo blog Chá, Arte e Vida!, a história conta que, por ser vizinha da China, a Rússia estabeleceu uma rota comercial que ligava os dois países. Camelos viajavam a incrível distância de 5.000 km para entregar o chá – trajeto que demorava cerca de um ano e meio. Todas essas condições favoreceram a elitização da bebida até o ano de 1900. Nesse período, os preços caíram o suficiente para que qualquer cidadão russo pudesse saborear uma boa xícara.

O curioso é que o país possui utensílios um tanto exclusivos para o preparo do chá. Um exemplo é o Samovar, reservatório de metal que serve para armazenar e esquentar a água. Alguns deles comportam o suficiente para 40 doses! Os russos preparavam um concentrado com o chá escolhido, que era colocado diretamente na xícara, onde recebia a água quente. O chainichat é o ato de se reunir em volta do equipamento e apreciar uma boa bebida.

Outro utensílio diferente é o podstakannik, suporte metálico para os copos de vidro que eram utilizados para tomar o chá. Hoje, o tal copo foi substituído por xícaras de porcelana, quase sempre mesclando as cores branca, azul cobalto e dourado.

Os russos também possuem o costume de colocar uma chaleira com a infusão de hortelã na mesa, para ser misturada ao chá preto, muito consumido no país. Neste caso, a combinação também pode ser feita com limão, açúcar, mel ou geleia.

O detalhe curioso é que, ao contrário do que é feito na Inglaterra, os russos não têm horário marcado para tomar o chá: a cerimônia pode acontecer em qualquer momento do dia. Assim, sempre que dá vontade, eles podem apreciar uma boa e tradicional xícara.

Por: Lucas Tavares

Pesquisa e imagens: Blogs Chá, arte e vida e Russian Life

Bebidas

Chá verde com capim-cidreira e mirtilo

Mundo do café

A cerimônia do chá na história do Japão

A cerimônia do chá na história do Japão
Mundo do café

A cerimônia do chá japonesa, por quem esteve lá

4 respostas para “A cerimônia do chá na Rússia”

  1. Yuri Hayashi disse:

    Meu nome é Yuri Hayashi, autora do blog Chá, Arte e Vida. Geralmente aprecio muito a divulgação da cultura do chá quando ela é feita de forma original e correta. Não é apenas a imagem acima que é fonte do meu blog e sim praticamente todo o texto que se baseia, de forma resumida, na minha profunda pesquisa, um trabalho sério, que me toma muito trabalho. Por isso, deixo de sugestão que vocês coloquem as fontes da pesquisa destes textos. Vocês quererem vender seu trabalho comercialmente em cima do esforço dos outros não é correto, não é correto omitir o devido crédito a quem realmente trabalhou nos textos. Espero que isso sirva de reflexão para a equipe editorial deste site e que haja mudanças. Abraços, Yuri Hayashi

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Yuri. Como vai?

      Como pode ver, citamos seu blog como autor no texto (3º parágrafo, hiperlink na palavra "história") e na imagem (fim do texto).
      Em momento algum nos apropriamos do conteúdo sem creditar seus autores.
      Obrigado pelo comentário e parabéns pela pesquisa.

      • Yuri Hayashi disse:

        Pessoal do Mexido de Ideias,
        fazer um link no meio ao texto, inperceptível, e creditar APENAS a imagem no final do seu texto não indica, de forma alguma a origem da pesquisa. É muito claro que a pessoa que escreveu o artigo, Lucas Tavares, foi resumindo cada parágrafo da minha pesquisa, sem sequer adicionar ou alterar a ordem dos itens. E está claro em meu texto, no final:
        "* Este artigo é o fruto de um trabalho de pesquisa séria, que me toma bastante tempo e que faço com o maior prazer. Caso você queira reproduzí-lo na íntegra ou fazer alguma citação do seu conteúdo, por favor, entre em contato e nunca se esqueça de colocar os créditos para o meu site. Agradeço pela consideração. "
        Então peço gentilmente, se forem utilizar novamente o conteúdo alheio, que o façam com mais cuidado para que haja integridade nas ações do site. Eu poderia estar super feliz com mais um meio divulgando a cultura do chá, mas no momento só posso lamentar pelo ocorrido.
        Abraços,
        Yuri Hayashi

        • Mexido de Ideias disse:

          Olá Yuri,
          Atualizamos o texto deixando mais claro as fontes utilizadas para a produção desse post (seu blog e o site Russian Life). Agradecemos novamente pelo aviso e pedimos desculpas caso nossos créditos não tenham sido claros na primeira tentativa. É nossa intenção divulgar cada vez mais a cultura dos chás, e adoraríamos contar com sua parceria em futuras reportagens. Fique à vontade para continuarmos essa conversa pelo e-mail contato@mexidodeideias.com.br.
          Atenciosamente,
          Equipe Mexido de Ideias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *