Categorias: Mercado

A Colheita

No Brasil, país líder de produção de café, a colheita é feita entre os meses de Maio e Setembro; na África, de Março a Setembro; e, na América Central, de Outubro a Março. Isto porque as condições climáticas sofrem variações em cada país.

A produção da planta é mais consistente entre o sexto e décimo ano, tendendo depois a  diminuir um pouco progressivamente. O ideal é que os frutos sejam colhidos maduros.

A colheita pode ser feita manualmente retirando-se somente os frutos cerejas (colheita seletiva) ou colhendo-se também manualmente todos os pontos de maturação de uma só vez (derriça). Outra opção é a utilização de máquinas colheitadeiras apropriadas, que garantem um processamento mais rápido.

Picking e Stripping são os termos com os quais se indicam internacionalmente os dois sistemas adotados para apanhar os frutos.

Colheita Seletiva: Os apanhadores retiram apenas as cerejas totalmente maduras. Obtém-se, assim, uma apanha homogênea, de ótima qualidade. Para obter-se este resultado, é necessário voltar a mesma planta diversas vezes no período de várias semanas.

Derriça Manual é feita com máquina colheitadeira. Nos locais onde as plantações são muito grandes, é comum a utilização de ambos os sistemas. Com apenas uma passagem manual ou mediante máquinas apropriadas, apanham-se todas as cerejas. O sistema é mais rápido do que o anterior, mas apanham-se também frutos imaturos e cerejas fermentadas, que deverão depois ser separadas.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024