Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

A Colheita

A colheita de café pode ser realizada de forma manual ou mecanizada e é importante etapa de produção.

No Brasil, país líder de produção de café, a colheita é feita entre os meses de Maio e Setembro; na África, de Março a Setembro; e, na América Central, de Outubro a Março. Isto porque as condições climáticas sofrem variações em cada país.

A produção da planta é mais consistente entre o sexto e décimo ano, tendendo depois a  diminuir um pouco progressivamente. O ideal é que os frutos sejam colhidos maduros.

A colheita pode ser feita manualmente retirando-se somente os frutos cerejas (colheita seletiva) ou colhendo-se também manualmente todos os pontos de maturação de uma só vez (derriça). Outra opção é a utilização de máquinas colheitadeiras apropriadas, que garantem um processamento mais rápido.

Picking e Stripping são os termos com os quais se indicam internacionalmente os dois sistemas adotados para apanhar os frutos.

Colheita Seletiva: Os apanhadores retiram apenas as cerejas totalmente maduras. Obtém-se, assim, uma apanha homogênea, de ótima qualidade. Para obter-se este resultado, é necessário voltar a mesma planta diversas vezes no período de várias semanas.

Derriça Manual é feita com máquina colheitadeira. Nos locais onde as plantações são muito grandes, é comum a utilização de ambos os sistemas. Com apenas uma passagem manual ou mediante máquinas apropriadas, apanham-se todas as cerejas. O sistema é mais rápido do que o anterior, mas apanham-se também frutos imaturos e cerejas fermentadas, que deverão depois ser separadas.

Receitas com Café

Petit Gateau de Café

Receitas

Torta de Doce de Leite e Café

Receitas com Café

Waffle de Café Pimpinela e Chocolate

6 respostas para “A Colheita”

  1. rico disse:

    Ola Patricia,

    Vc indica algum local no Brasil onde turistas podem acompanhar a colheita? Qual a melhor epoca?

    Obrigado,

  2. Patricia Nasser disse:

    Ei Rico! Nao sei de nenhum local especifico que tenha algum programa com esta oportunidade organizada para turistas, porem nossa Empresa esta presente em todo o Brasil e sempre acompanhamos de perto a colheita. Se eu puder ajudar me escreva sobre o que gostaria exatamente e eu vou ficar super feliz em ajuda-lo a montar um roteiro bem interessante 😉 Quanto a melhor epoca??? Depende da regiao que quer visitar, normalmente a colheita do arabica e mais tardia que a do robusta (pois o cafeeiro robusta tem maior forca vegetativa que o arabica, se desenvolve e amadurece primeiro), mas hoje em dia com este clima imprevissivel fica dificil afirmar algo assim…Me escreva que vou te indicar algo bacana!!!!!! Estou esperando!!!

    Meu e-mail: patricianasser@3coracoes.com.br

    • Cornelia Gamerschlag disse:

      Olá Patrícia, nossa fazenda faz parte da Rota do Café no Norte do Paraná. Uma das atrações é justamente dar oportunidade ao turista de participar ativamente da colheita e dos trabalhos no terreiro. Visite o nosso blog: rotadocafeparana.blogspot.com ou o site: http://www.rotadocafe.tur.br e se achar conveniente repasse para o Rico.
      Abraço,
      Cornelia Gamerschlag, Fazenda Palmeira, Santa Mariana -PR

  3. Patricia Nasser disse:

    Ei Rico! Nao sei de nenhum local especifico que tenha algum programa com esta oportunidade organizada para turistas, porem nossa Empresa esta presente em todo o Brasil e sempre acompanhamos de perto a colheita. Me escreva sobre o que gostaria exatamente e eu vou ficar super feliz em ajuda-lo a montar um roteiro bem interessante 😉 Quanto a melhor epoca??? Depende da regiao que quer visitar, normalmente a colheita do arabica e mais tardia que a do robusta (pois o cafeeiro robusta tem maior forca vegetativa que o arabica, se desenvolve e amadurece primeiro), mas hoje em dia com este clima imprevisivel fica dificil afirmar algo assim…Me escreva que vou te indicar algo bacana!!!!!! Estou esperando!!! Meu e-mail: patricianasser@3coracoes.com.br

  4. Radwan disse:

    Oi, meu nome e Radwan, do RS, gostaria de saber a epoca de safra do cafearabica e conillon no Brasil e de saber produtores exportadores de cafe.
    fico no aguardo

  5. Daniel Pastorelli disse:

    Boa tarde,

    Li que, na coleta seletiva, alguns colhedores analisam a rigidez do cereja antes de colhê-lo. Isso realmente confere?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *