Categorias: Mercado

As doenças do cafeeiro: Cercosporiose

Se você não trabalha diretamente com a lavoura do café, provavelmente nunca escutou o nome desta doença, mas ela existe e pode representar sérios riscos para o cafezal. Este é mais um exemplo de doenças que atacam a planta do café e que estão listados aqui no blog no especial Pragas do Cafeeiro.

Ela se manifesta nas folhas e frutos com a presença de pequenas manchas marrom circulares com um ponto cinza no meio, o qual é circulado por um anel roxo ou amarelo. Pela aparência destas lesões, esta praga também é conhecida como Mancha de Olho Pardo ou Olho de Pomba.

Para inibir o desenvolvimento da cercosporiose, o produtor deve tomar certas precauções para minimizar as condições favoráveis para o crescimento desta praga.

Bastante comum em regiões que sofrem com a falta de água, é preciso evitar, por exemplo, que a planta apresente um quadro nutricional deficiente, não permitir que ela tenha excesso de insolação déficit hídrico e umidade relativa alta, devido à queda de temperatura.

Uma lavoura que está infectada pode perder até 30% em sua produtividade. Causada pelo fungo Cercospora coffeicola (Berk e Cooke), ela ataca tanto plantas que estão tanto em viveiros, bem como os cafezais jovens (até o terceiro ano).

Confira os principais danos provocados:
No viveiro – queda de folhas e raquitismo das mudas;
Nas plantas jovens – causa desfolha, atraso no crescimento e, após as primeiras produções, pode ocorrer queda dos frutos e seca de ramos produtivos;
Em lavouras adultas – queda de folhas, amadurecimento precoce, queda prematura de frutos;
Nos frutos – a casca do fruto liga-se à semente, causando o “chochamento” (grãos murchos).

Vale lembrar que as lesões acabam sendo porta de entrada para outros microrganismos que depreciam a qualidade como um todo.

Imagem: Infobibos.

Deixe seu comentário

Posts recentes

Biscoitos de Páscoa de Frisco

Vem conferir os biscoitos mais lindos e gostosos para está Páscoa!

28 de março de 2024