Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

As doenças do cafeeiro: Cercosporiose

Ela se manifesta nas folhas e frutos com a presença de pequenas manchas marrom circulares com um ponto cinza no meio, o qual é circulado por um anel roxo ou amarelo.

Se você não trabalha diretamente com a lavoura do café, provavelmente nunca escutou o nome desta doença, mas ela existe e pode representar sérios riscos para o cafezal. Este é mais um exemplo de doenças que atacam a planta do café e que estão listados aqui no blog no especial Pragas do Cafeeiro.

Ela se manifesta nas folhas e frutos com a presença de pequenas manchas marrom circulares com um ponto cinza no meio, o qual é circulado por um anel roxo ou amarelo. Pela aparência destas lesões, esta praga também é conhecida como Mancha de Olho Pardo ou Olho de Pomba.

Para inibir o desenvolvimento da cercosporiose, o produtor deve tomar certas precauções para minimizar as condições favoráveis para o crescimento desta praga.

Bastante comum em regiões que sofrem com a falta de água, é preciso evitar, por exemplo, que a planta apresente um quadro nutricional deficiente, não permitir que ela tenha excesso de insolação déficit hídrico e umidade relativa alta, devido à queda de temperatura.

Uma lavoura que está infectada pode perder até 30% em sua produtividade. Causada pelo fungo Cercospora coffeicola (Berk e Cooke), ela ataca tanto plantas que estão tanto em viveiros, bem como os cafezais jovens (até o terceiro ano).

Confira os principais danos provocados:
No viveiro – queda de folhas e raquitismo das mudas;
Nas plantas jovens – causa desfolha, atraso no crescimento e, após as primeiras produções, pode ocorrer queda dos frutos e seca de ramos produtivos;
Em lavouras adultas – queda de folhas, amadurecimento precoce, queda prematura de frutos;
Nos frutos – a casca do fruto liga-se à semente, causando o “chochamento” (grãos murchos).

Vale lembrar que as lesões acabam sendo porta de entrada para outros microrganismos que depreciam a qualidade como um todo.

Imagem: Infobibos.

coffeelover

Brownie de Páscoa com Café Brasileiro

coffeelover

Ovo Recheado de Mousse de Café Pimpinela

coffeelover

Ovo de Páscoa de Cheesecake de Café Santa Clara

5.091 respostas para “As doenças do cafeeiro: Cercosporiose”

  1. Rodrigo disse:

    Preciso de ajuda de como fazer para combater essa praga. Tenho uma muda em casa para ornamentação mas pretendo que dê frutos..

    • kellystein disse:

      Olá Rodrigo!
      Infelizmente, não tenho conhecimento técnico para lhe ajudar. Sugiro que você procure livros sobre o tema ou algum especialista.

      Boa sorte com o seu cafeeiro em casa!
      Abraços.

  2. moa terro disse:

    meu cafe ten isso tabem oq faso

  3. warley amorim disse:

    Bom sou estudante na área nais eu de acordo com meu conhecimento eu indicaria a aplicação de calda bordelesa por ser um fungo e a calda bordalesa conter cobre pode se dar um bom resultado com baixo custo e evita a contaminação de pessoas e até mesmo o alimento com agrotóxicos.
    Qualquer coisa me mandem um email
    warleysantos66@hotmail.com

  4. marcelo disse:

    minha lavoura pegou broca estamos perto da colheita posso joga inseticida para combate a breoca cercosporiose

    • Olá Marcelo, tudo bem?
      O uso de agrotóxicos é sempre polêmico e, definitivamente, afetará a qualidade de seu café. Porém, se o ataque da broca está muito forte, compreendemos sua preocupação.

      Como solução, sugerimos que você consulte um engenheiro agrônomo. Com seu conhecimento técnico, ele poderá te ajudar mais que este humilde blog que vos fala.

      Abraços e boa sorte em sua colheita!

    • wellington disse:

      nao porque tem uma carencia tanto para a broca tanto para a cercosporiose e voce tinha que ter feito as aplicacoes no maximo ate março . ou so se voce for colher daqui uns 80-90 dias que o minimo de carencia para isto porque a carencia entanto pode ocasionar na bebida do cafe espero ter ajudado

  5. Renan Mendonça disse:

    Algo que possa combater essa doença no viveiro?

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Renan, é importante evitar que o cafeeiro presente um quadro nutricional deficiente, não permitir que ela tenha excesso de insolação e umidade relativa alta, devido à queda de temperatura.
      Atenciosamente,
      Equipe Mexido de Ideias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *