Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Beneficiamento Semi-lavado (Semi-Washed Coffee)

Confira uma das técnicas para beneficiamento de café.

Chegamos ao terceiro sistema sobre o qual falarei, fechando, assim, os três tipos de beneficiamento de café. Depois de falar sobre o Seco (Dry Coffee) ou Natural e o Úmido (Whashed Coffee) ou Lavado, o tema do texto de hoje é o Semi-Lavado (Semi-Washed Coffe) .

O café na fase cereja é levado para a unidade de preparo constituída por um conjunto de lavador e descascador.

O lavador separa dois tipos de frutos: o café bóia (seco) e o café cereja e verde.

Os cafés verdes e cerejas são levados para o descascador, onde os frutos verdes são separados mecanicamente por pressão e apenas os frutos cerejas são descascados.

O café cereja descascado, ainda envolvido pelo pergaminho e goma, pode ir diretamente para o terreiro de secagem ou, antes, passar por um aparelho chamado degomador mecânico para que o excesso de mucilagem seja eliminado. É muito comum levarem as cerejas descascadas para secarem em estrados forrados com tela, que facilitam a homogeneidade de seca.

Mercado

Beneficiamento Úmido (Washed Coffee) ou Lavado

6 respostas para “Beneficiamento Semi-lavado (Semi-Washed Coffee)”

  1. Esaú Pérez disse:

    Este metodo me parese fabuloso, por los sabores que trasmite al café. pero la cereza tiene que estar en rojo, no es asi??
    Me interesa mucho este tema, no he probado aun el cafe con este tipo de proceso, pero me lo imagino y me nace la curiosidad.

    • kellystein disse:

      Olá Esaú!
      Muitos produtores preferem este método também.

      Se tiver mais curiosidades, sugiro que você entre em contato com um especialista em cafeicultura ou um engenheiro agrônomo. Ele poderá lhe dar todas as informações técnicas e poderá listar pontos negativos e positivos para você adotar em sua lavoura.

      Boa sorte e bons cafés!

  2. […] outros tipos de processamento, como o sistema semi-lavado, onde o café é despolpado antes de secar, ou o sistema via úmida, onde o fruto é separado do […]

  3. Bruno Ayub disse:

    Olá! Estou fazendo um experimento caseiro. No fundo de casa de um pé de café carregado de frutos, bem vermelhinhos. Fiz uma colheita manual selecionando somente os cerejas perfeitos, em seguida retirei a casca e a polpa. No momento estou na camada da mucilagem. Percebi que não é trivial retira-la então, a única opção que me resta é seca-lo com a mucilagem e o pergaminho para em seguida torrar. Como é um experimento caseiro tanto pode dar certo quanto errado… Parabéns pelo blog!

    • Mexido de Ideias disse:

      Olá Bruno, obrigado pela visita.
      Obrigado pelos elogios. Desejamos toda a sorte no experimento que está realizando, tomara que dê certo.
      Abraços e volte sempre.

    • Olá Bruno,
      Estou fazendo algo parecido. Fiz a colheita selecionando apenas café cereja, no meu caso Bourbon amarelo. Fiz o despolpamento manual e deixei o café apenas com o pergaminho e a mucilagem. Quero fazer a secagem sem ter feito a desmucilagem (método honey coffee processing). Qual foi seu resultado?
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *